Patrocinado

Morreu neste domingo (18) o empresário Abilio Diniz, 87 anos, fundador do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com quadro de pneumonia.

LEIA: Presidente da Argentina usa avião comercial para reduzir custo do país. Lula vai gastar R$ 14 milhões para wi-fi de avião do casal presidencial

A morte do milionário foi confirmada pela família por meio de uma nota que aponta a causa da morte como insuficiência respiratória.

– É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a nota divulgada pela família.

O empresário foi internado após passar mal enquanto estava em Aspen, no Colorado (Estados Unidos). Ele precisou retornar ao Brasil às pressas em um avião equipado com UTI.

Abilio Diniz foi um dos maiores empresários brasileiros, que comandou o Grupo Pão de Açúcar, o maior grupo varejista da América Latina, por mais de 50 anos. Ele também foi presidente do Conselho de Administração da Península Participações, da BRF e do Carrefour Brasil.

Pão de Açúcar começou, de fato, em 1948, através de uma doceria chamada justamente por este nome. Somente 11 anos mais tarde, em 1959, foi aberto, por Abilio e os seus pais, o primeiro supermercado.

MAIS: Lula chamou família Mantovani de “animais selvagens”, STF e Dino são autoritários travestidos de paladinos da democracia, afirma Estadão

Já a abertura do segundo supermercado Pão de Açúcar, veio quatro anos depois do primeiro. Depois disso, o negócio só cresceu, abrindo diversas outras lojas por toda São Paulo e mais 16 cidades. Durante o processo de crescimento, outros estabelecimentos concorrentes foram sendo comprados e, até mesmo, a segunda maior rede de supermercado do Brasil, a Eletroradiobraz foi adquirida.

Diversos critérios eram levados em consideração antes de abrir um novo Pão de Açúcar. Um dos principais era a localização do supermercado. Por isso, antes de abrir uma loja, Abilio Diniz ia até o possível local e analisava o trânsito e os hábitos das pessoas.

Outro critério estabelecido por Diniz se referia à capacitação dos funcionários. Em outras palavras, na década de 1970, ele criou um dos primeiros programas de trainee do Brasil.

SAIBA: Governo consegue elevar arrecadação de imposto em janeiro. Porém alta das despesas é bem maior