Início Mundo Mercado cambial deve ter projeto aprovado pelo Senado

Mercado cambial deve ter projeto aprovado pelo Senado

Mercado cambial deve ter projeto aprovado pelo Senado
Patrocinado

Mercado cambial deve ter projeto aprovado pelo Senado. Conhecido como o novo marco legal para o mercado de câmbio, o projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados. Entretanto, o projeto de lei, depende de votação no Senado e sanção presidencial. Ele simplifica e agiliza as operações internacionais, além de dar sequência à agenda do Banco Central de modernização do sistema financeiro nacional.

Desta forma, o novo marco regulatório do câmbio facilita a adesão do Brasil a dois códigos de liberalização, que são requisitos para o ingresso na OCDE. Ele facilitará a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Contudo, a organização reúne as economias mais industrializadas do planeta.

Publicidade

Entretanto, a avaliação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou estudo com o impacto da medida sobre a movimentação de capitais, o comércio de serviços e os investimentos estrangeiros no país.

Veja também: Como verificar se seu CPF foi fraudado

No entanto, o primeiro código diz respeito à liberalização de movimento de capitais, com a derrubada de restrições à movimentação de dinheiro entre residentes e não residentes. O segundo relaciona-se à liberalização de operações correntes de serviços intangíveis (que não existem fisicamente), como seguros, serviços bancários, financeiros.

Os benefícios do marco cambial

Entretanto, o novo marco legal do câmbio trará mudanças importantes, como a retirada de restrições para as empresas usarem as receitas de exportação no exterior. Além da redução da burocracia para que as fintechs (banco digital) ofereçam o serviço de transferência de pequenos valores do exterior para o Brasil e vice-versa. Essas mudanças, segundo a CNI, ajudarão o Brasil a aderir às normas da OCDE.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada