Como saber se seu CPF foi usado sem autorização

Como saber se seu CPF foi usado sem autorização
Patrocinado

Como saber se seu CPF foi usado sem autorização? Com os recentes vazamentos de dados de consumidores esta informação se torna bastante valiosa. Desde o mês passado, episódios de divulgação em massa expuseram na internet informações financeiras de milhões de brasileiros e abriram caminho para golpes virtuais.

Contudo, existem golpes que podem trazer prejuízos reais, quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome. No entanto, um sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC) permite ao cidadão precaver-se contra fraudes ao consultar a situação financeira.

Veja também: Governo busca unificar ICMS de combustível

No entanto, no total, foram divulgados 37 bases de dados que abrangem nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score (pontuação, em inglês) de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Desta forma, você pode acompanhar as movimentações que envolvem seu CPF através da ferramenta do Banco Central chamada, registrato. Entre as funcionalidades esta a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras. Entre as informações que podem ser verificadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior.

Embora o cadastro tenha vários passos ele é necessário para que a consulta seja realizada. Colocamos o passo a passo para auxiliar.

Como fazer o cadastro no registrato

Em primeiro lugar é necessário realizar o credenciamento no site do Banco Central. Então será necessário informar um banco que você tenha conta para que seu credenciamento seja validado. Após isto o BC irá cruzar as informações fornecidas para verificar a veracidade das mesmas.

Entretanto, após a confirmação o sistema fornecerá uma frase de segurança, que precisa ser copiada. No próximo passo você deverá abrir, em outra aba do navegador, o site do banco informado anteriormente. E então na página do banco, basta buscar pela opção “Registrato” e colar a frase de segurança. O sistema pedirá a senha de seis dígitos da conta corrente. Caso não faça o procedimento em até 48 horas, o cliente deve gerar uma nova frase de segurança no site do BC.

Veja o vídeo para ouvir a matéria

Contudo, após validar a frase de segurança no site do banco, você deve retornar ao site do BC e concluir o cadastramento, clicando no botão “Próximo”.

Enfim, no site do BC, você deve digitar novamente o CPF, a frase de segurança e selecionar a instituição financeira. Em seguida, a página pedirá para informar um endereço de e-mail e criar uma senha de oito dígitos. E então após todos os passos anteriores basta rolar a página e clicar no botão “Concluir credenciamento”. Caso o procedimento dê certo, aparecerá uma janela pop-up com a opção “Acessar Registrato”.

Como consultar seu CPF

Para consultar seu CPF você deve entrar no site do Registrato e consultar o histórico de relacionamento com instituições financeiras. Basta usar o CPF e a senha criada anteriormente para fazer o login. Desta forma, a página do Registrato oferecerá as opções “Meus endividamentos”, “Meus relacionamentos financeiros” e “Minhas operações de câmbio”.

Embora cada um desses painéis possibilite gerar um relatório., é necessário aceitar os termos de responsabilidade em cada painel. Após isso a tela exibirá todos os relatórios gerados nos últimos seis meses. Contudo, se você quiser, pode baixar o relatório de operações cambiais em arquivo PDF, mas o arquivo leva até dois dias úteis para ser entregue pelo Registrato.