Patrocinado

Os houthis dispararam mísseis no domingo, 11, contra o navio de posse grega Star Isis, no Mar Vermelho. O graneleiro transportava milho do Brasil a Teerã, capital do Irã –aliado às forças paramilitares do Iêmen.

LEIA: Economistas alertam sobre projetos do governo para inchar o BNDES

As informações são do Al Ayyam. O Star Isis partiu do porto de Vila do Conde, no Pará, em 12 de janeiro. Apesar do ataque, continua previsto a chegada do navio ao Irã em 19 de fevereiro no porto de Band Imam Khomeini.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

Em 31 de janeiro, o grupo já havia comunicado que continuaria ataques a navios norte-americanos e britânicos no mar de acesso ao Canal de Suez, importante rota comercial aos países europeus. O navio, que mesmo sendo de posse grega, possuía bandeira das Ilhas Marshall, território ligado aos Estados Unidos.

O grupo rebelde ataca navios comerciais como forma de demonstrar apoio aos palestinos e ao Hamas, grupo extremista que controla a Faixa de Gaza e está em guerra com Israel desde novembro de 2023.

MAIS: Bitcoin volta aos US$ 50 mil acompanhando outros índice americanos

Os houthis também afirmam continuar com as investidas até que seja acordado um cessar-fogo na Faixa de Gaza e que alimentos e medicamentos sejam autorizados a entrar no enclave palestino para aliviar a crise humanitária.

MAIS: Na ONU Brasil sob Lula, tentou manobra a ‘favor de terroristas do Hamas’