Nova proposta primária de ações da Cemig esta em estudo. A Cemig informou ao mercado que precisa de recursos para cobrir as necessidades bilionárias de investimento. E uma solução pode ser uma oferta primária de ações. A informação foi divulgada pelo secretário-geral da administração estadual, Mateus Simões.
Entretanto, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), já manifestou o desejo de privatizar a Cemig. No entanto, recentemente admitiu dificuldades políticas para levar a operação adiante no curto prazo. “Conhecendo a necessidade de investimentos que se aproximam de R$ 15 bilhões. O que o governador tem afirmado é a necessidade de garantir esse aporte, que o estado, como controlador, não tem condições de fazer”, disse o secretário Simões.
Veja também: Maior fazenda de insetos para nutrição do mundo
Contudo, precisamos lembrar que o governo de Minas Gerais possui participação de 17,5% na Cemig. Embora controle a companhia com 50,97% das ações ordinárias, com direito a voto.
Desta forma, o secretário acrescentou que “vender uma parte das ações do Estado não é uma solução, pois o dinheiro não iria para a Cemig. Buscar novos recursos numa emissão primária poderia ser uma solução. Além de vender o controle, como normalmente se cogita, também seria uma opção”.