Patrocinado

PEC com capitalização é proposta do governo na câmara. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comunicou neste sábado, 10, que o governo vai enviar “nas próximas semanas” à Câmara dos Deputados proposta que implementa o modelo de capitalização no sistema previdenciário. A capitalização é um sistema em que cada trabalhador tem uma conta individual de Previdência.

Contudo, Onyx afirmou que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, está finalizando a proposta. “Ali está o grande futuro do Brasil. Não apenas na questão previdenciária, mas também como instrumento e alavanca de ampliar a poupança interna e trazer, assim, a libertação do Brasil do capital externo” . A afirmação de Onyx aconteceu antes de participar do evento Marcha para Jesus. O evento teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Entretanto, o ministro afirmou que defende a contribuição patronal na capitalização. Mas destacou que a equipe econômica ainda está trabalhando na proposta. “Eu defendo, por exemplo, que tenhamos optativamente ou fundo de capitalização ou poupança individual para a aposentadoria”. E acrescentou. “É a Lei Áurea para o Brasil, na minha visão, do Brasil econômico a PEC da capitalização”.

No entanto, o sistema de capitalização já era parte integrante da reforma da Previdência em fevereiro. O item foi retirado pelo próprio relator de seu parecer. Isto na PEC na Comissão Especial da Câmara, o relator foi o deputado Samuel Moreira (PMDB-SP).