Perspectivas do mercado para a semana

Semana empresas perspectivas com feriado o que o investidor e dados semana
Patrocinado

Perspectivas do mercado para a semana. Os próximos dias prometem ser agitados em termos de informações com potencial para mexer com a dinâmica dos mercados. Nos Estados Unidos, onde a política de elevação de juros e temores de recessão têm dado tom aos negócios, destaque para novos dados de inflação.

No Brasil, a PEC dos Auxílios, que deve custar R$ 41 bilhões ao governo, deve ser votada na terça-feira (12) em segundo turno na Câmara dos Deputados. Outros importantes indicadores econômicos serão divulgados na Europa e Ásia. Além disso, começa oficialmente a temporada de resultados das companhias americanas no segundo trimestre.

B3 tem indicação de compra porém preço é reduzido

No cenário internacional, na quarta-feira (13) será divulgado o Livro Bege – um sumário da situação econômica nos 12 distritos do Federal Reserve. O documento deve mostrar os efeitos dos juros mais altos na economia americana. E também sai um importante indicador de inflação dos EUA: o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês). Os analistas preveem uma aceleração da escalada de preços, que avançou 1% em maio na comparação do abril e deve ter alta mensal de 1,1% em junho, de acordo com o consenso Refinitiv. Para o índice de preços ao produtor (PPI), que sai na quinta-feira (14), a média das projeções aponta para uma alta de 0,8%.

“É provável que o PPI avance em 0,8% pelo segundo mês consecutivo motivado, em parte, pelos altos preços de energia. Enquanto isso, esperamos por um alta de 0,4% no núcleo do PPI”, diz relatório do BofA.

Funcionários da Petrobras e indicativo de greve

A semana também tem início da temporada de divulgação de resultados corporativos internacionais. E assim, as empresas listadas em Bolsa nos Estados Unidos começam a divulgar seus resultados, referentes ao segundo trimestre de 2022. Ainda que os primeiros números saiam a partir de terça-feira (12), com o balanço da Pepsico, a temporada de balanços começa oficialmente na quinta (14), com os resultados dos bancos.

Desta forma, na terça-feira temos os resultados da Pepsco. Na quarta-feira é a vez da Delta Airlines.

Já na quinta-feira é a vez do JP Morgan e Morgan Stanley. Estes seguidos na sexta-feira por BNY Mellon, Citigroup, Wells Fargo, BlackRock,
UnitedHealth.

GetNet tem aval de acionistas para deixar a B3

Contudo, para o cenário interno temos a divulgação do Relatório Focus que volta ao normal. O boletim com as projeções das instituições financeiras para IPCA, Selic, PIB e câmbio será apresentado às 8h25 (horário de Brasília) da segunda-feira (11).

Existe também uma possibilidade de greve dos funcionários da Petrobras que começou a ser divulgada no sábado último e que terá seus termos oficialmente comunicados na segunda-feira,11.

Já para a terça (12), sai o desempenho do setor de serviços em maio. O consenso Refinitiv aponta para uma ligeira alta de 0,1% na comparação com abril. O Itaú aposta em variação positiva de 0,2% e destaca um crescimento no componente de serviços às famílias (de 0,6%). “Ainda que tenha peso reduzido na Pesquisa Mensal de Serviços, é um componente importante no nosso monitoramento do PIB”, explica a análise do banco.

Elon Musk é pai de gêmeos de funcionária de uma de suas empresas

Entretanto, as vendas no varejo brasileiro de maio vão ser divulgadas na quarta-feira. A média das projeções do mercado prevê crescimento de 1,1% na comparação com abril. Já o Itaú acredita que o núcleo do índice deve sofrer uma retração de 0,2%, com sinais distintos entre os componentes. “Vale mencionar que o núcleo de índice tem crescido por quatro meses consecutivos”, explicam os analistas.