Patrocinado

Petrobras tem nova conselheira e estatuto, a aprovação aconteceu em assembléia nesta quarta-feira,04. Os acionistas da Petrobras (PETR3; PETR4), aprovaram em assembleia extraordinária a nomeação da engenheira Maria Cláudia Guimarães como membro do conselho de administração, além de mudanças no estatuto.

No entanto, dentre as alterações no estatuto, os acionistas aprovaram uma redução da competência do conselho na escolha de gerentes executivos e gerentes gerais. A partir da mudança, caberá à diretoria executiva a indicação e destituição dos titulares da estrutura geral da companhia diretamente vinculados a ela.

Contudo vale ressaltar que a nova conselheira, teve seu nome aprovado pelo colegiado, e foi uma indicação da União.

Ainda com relação as mudanças do estatuto, foi colocado que ajustes que se tornaram necessários após a saída da petroleira do Programa Destaque em Governança de Estatais para atestar esforços de estatais comprometidas com a governança.

Ainda seguindo o que foi proposto ela administração, o colegiado permanecerá competente para designar e destituir titulares da estrutura geral diretamente vinculados ao conselho, como Auditoria Interna, Ouvidoria Geral e Secretaria-Geral.