Patrocinado
Início 08 DE JANEIRO DE 2023 PGR determina liberação de presidente do PL, com restrições

PGR determina liberação de presidente do PL, com restrições

Presidente do PL desmente Lula e agradece Bolsonaro e brasileiros. V

Logo após ser liberado da prisão em Brasília, Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, partiu imediatamente para São Paulo para se reunir com sua família.

Costa Neto, que havia sido detido na quinta-feira (8/2) pela Polícia Federal (PF) na capital federal devido a sua arma legalizada estar com o porte expirado e ainda não tinha a renovação e também porque a PF alegou que a pepita de ouro encontrada em sua casa precisava ser investigada. Ele conseguiu voar para São Paulo na mesma noite de sua liberação.

SAIBA: Moraes determina prisão preventiva de presidente do maior partido de oposição brasileiro em ano eleitoral. Líder do PCC tem prisão negada por Barroso

Inicialmente, na sexta-feira (9/2), Moraes transformou a prisão em flagrante de Costa Neto em preventiva, que é indefinida. Contudo, no sábado, a situação mudou quando Moraes concedeu a liberdade provisória a Valdemar, seguindo um parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

AINDA: Novo PGR tem primeira atitude para frear STF e contesta decisão de Toffoli em multa da J&F

A decisão levou em conta a idade avançada de Valdemar, 74 anos, e o fato de os supostos crimes não terem sido cometidos com violência ou grave ameaça.

MAIS: Ex-comandante da Marinha se assusta com ‘situação política’ que levou PF a sua casa confiscando todos seus projetos e pede orações

O fato é que Valdemar ainda continua preso a medidas cautelares impostas por Moraes. Medidas cautelares específicas. A repercussão da soltura de Costa Neto foi amplamente comentada, com manifestações como a do advogado Fabio Wajngarten, defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Wajngarten declarou sua gratidão nas redes sociais por todo o apoio recebido, destacando as longas horas de trabalho e a falta de sono.

SAIBA: Ações da Petrobras sofrem com avanço de Lula

O dirigente partidário disse que decidiu deixar a Superintendência da PF pela saída principal para dar boa noite à imprensa.

A PF diz que Valdemar foi o “principal fiador” de questionamentos da legenda contra a lisura do processo eleitoral de 2022, no qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente, em detrimento da reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

O presidente do PL agora estará em liberdade, mas cumprindo algumas exigências. Entre as medidas estão a proibição de manter contato com os demais investigados, inclusive através de advogados e a proibição de se ausentar do país. A proibição de contato com advogados causou manifestação da OAB que criticou Moraes por proibir os advogados de exercerem suas prerrogativas .

ENTENDA: Após TCU apontar prejuízo da Petrobras em contrato com Unigel, empresa deve pedir recuperação judicial

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile