Patrocinado
Início Política PIB do Brasil tem projeção forte elevação pelo FMI

PIB do Brasil tem projeção forte elevação pelo FMI

Registrada alta do PIB

PIB do Brasil tem projeção forte elevação pelo FMI. O Fundo Monetário Internacional elevou de forma expressiva sua estimativa para o crescimento da atividade brasileira neste ano. Mesmo apesar das dificuldades enfrentadas pelas economias globais, mas ao mesmo tempo passou a ver desempenho mais fraco em 2023.

Na revisão das estimativas globais em seu relatório Perspectiva Econômica Global, o FMI passou a ver crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil neste ano de 1,7%, bem acima da taxa de 0,8% calculada em abril.

BV vai financiar veículos elétricos e híbridos

Entretanto, o mercado também vem elevando sua projeção para o crescimento brasileiro neste ano, após um primeiro semestre melhor do que o esperado, e piorando a do ano que vem, diante da expectativa de que o aperto monetário impactará a atividade de forma mais expressiva e em meio a preocupações com a saúde fiscal do país. O relatório Focus mais recente mostra que os especialistas consultados pelo Banco Central veem expansão de 1,93% do PIB em 2022 e de 0,49% em 2023.

A estimativa do FMI, no entanto, ainda está um pouco abaixo da do governo, que calcula que o PIB brasileiro deve crescer 2,0% neste ano. O cálculo do Ministério da Economia é ainda mais forte em 2023, com alta prevista de 2,5% para o PIB.

A melhora do cenário para o Brasil ajudou a impulsionar a projeção para o crescimento da América Latina e Caribe, com o FMI vendo agora aumento do PIB da região.

Por que o Mercado Financeiro passou a criticar Bolsonaro

“Os riscos para o cenário global são predominantemente negativos. A guerra na Ucrânia pode levar a uma interrupção repentina das importações de gás da Rússia pela Europa; pode ser mais difícil reduzir a inflação do que o esperado se os mercados de trabalhos estiverem mais apertados ou se as expectativas de inflação desancorarem”, listou o FM

Entre os motivos que levaram o FMI a reduzir a projeção para o PIB mundial em 2022 em 0,4%, a 3,2%, estão a inflação mais elevada em todo o mundo, desaceleração mais forte do que o esperado na China devido a novos surtos de Covid-19 e repercussões negativas da guerra na Ucrânia.

B3 vai emitir debêntures para pagar as emitidas anteriormente

Para a China, o Fundo cortou as perspectivas de crescimento em 1,1% para 2022 e em 0,5% para 2023, indo respectivamente a 3,3% e 4,6%.

Esse foi um dos principais motivos para o cenário mais fraco previsto para os mercados emergentes e economias em desenvolvimento –3,6% em 2022 e 3,9% em 2023, com cortes respectivamente de 0,2% e 0,5%.

Herdeira da Fórmula 1 oferece 300 mil dólares para quem entregar suspeito de roubo

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile