Patrocinado
Início Economia e Dinheiro PIB do trimestre tem alta de 0,1% e FGV considera estagnação econômica

PIB do trimestre tem alta de 0,1% e FGV considera estagnação econômica

A economia do Brasil esfriou no 3º trimestre e subiu 0,1% em relação ao 2º trimestre, na comparação com ajuste sazonal. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil nesta terça-feira, 5.

Apesar de modesto, o resultado ficou acima do esperado pelos agentes do mercado financeiro, que apostavam em uma retração de 0,2% ante o trimestre anterior. Também foi o 3º resultado positivo do PIB em bases trimestrais.

LEIA: Lula critica afirmação de CEO da Petrobras sobre subsidiária na Arábia Saudita

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Preso político falecido sob tutela do Estado estava trabalhando em sua empresa em 08 de janeiro

Considerado a prévia do PIB, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) do BC (Banco Central) caiu 0,64% no 3º trimestre em relação ao trimestre anterior. Já o monitor do PIB da FGV (Fundação Getúlio Vargas) apontou estagnação da atividade econômica do Brasil no 3º trimestre.

Como funciona o PIB

O Produto Interno Bruto é a soma de tudo o que o país produziu em determinado período. É um dos indicadores mais importantes do desempenho de uma economia. O resultado oficial é calculado de duas formas pelo IBGE: pela ótica da oferta, que considera tudo o que foi produzido no país, e pela ótica da demanda, que considera tudo o que foi consumido.

VEJA: Senador Kajuru aliado governista vira réu por decisão do STF

Pelo lado da oferta, são considerados: A indústria; Os serviços A agropecuária. Já pelo lado da demanda, são considerados: O consumo das famílias; O consumo do governo; Os investimentos As exportações menos as importações. O resultado é apresentado trimestralmente pelo IBGE, que tem até 90 dias depois do fechamento de um período fazer a divulgação. Os dados consolidados, entretanto, ficam prontos só depois de 2 anos.

MAIS: Lula critica afirmação de CEO da Petrobras sobre subsidiária na Arábia Saudita

De acordo com o IBGE, a taxa de investimento foi de 16,6% no 3º trimestre de 2023, abaixo da registrada no mesmo período do ano passado, de 18,3%. Já a taxa de poupança era 16,3% e passou para 15,7%. Quando se considera o lado da oferta, os serviços e a indústria avançaram 0,6%, respectivamente. A agropecuária cresceu 3,3.

SAIBA: Garimpo em terra yanomami é investigado por PF e Alexandre Pires com empresário são alvos

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile