Patrocinado

A rede de livrarias Saraiva entrou com um pedido de autofalência na Justiça nesta quarta-feira (4). Isso significa que a empresa admitiu sua própria insolvência (incapacidade de quitar suas obrigações), após passar quase cinco anos em recuperação judicial. (entenda mais abaixo)

LEIA: Bolsonaro ajuda baixar o preço de biodiesel e diesel, mesmo não estando no poder

Em comunicado divulgado ao mercado, a empresa informou que o pedido foi protocolado nos autos do processo de recuperação judicial, na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foto Central da Comarca da Capital do Estado de São Paulo.

A companhia também afirmou que a RSM Brasil Auditores Independentes não presta mais serviços de auditoria à ela.

SAIBA: Ministério da Saúde faz aquisição milionária sem licitação com empresa de um funcionário

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Barroso busca meios para excluir Marques e Mendonça dos julgamentos do 08 de janeiro na Suprema Corte

O anúncio acontece quase duas semanas depois de a empresa revelar o fechamento de todas as suas lojas físicas e a demissão de todos os funcionários da operação presencial, mantendo seu funcionamento apenas no e-commerce.

A decisão também vem pouco tempo depois de o então presidente e diretor de relações com investidores da companhia, Jorge Saraiva Neto, e do vice-presidente Oscar Pessoa Filho terem renunciado aos seus cargos, em 23 de setembro.

O que é autofalência?
De acordo com a lei brasileira, o pedido de falência pode vir tanto de credores e acionistas quanto da própria empresa devedora — sendo chamado, nesse último caso, de “pedido de autofalência”.

Normalmente, o pedido de falência ou autofalência acontece quando a empresa não tem mais capacidade de pagar suas contas, de maneira que o valor de suas obrigações é maior do que os recursos disponíveis no caixa da companhia.

MAIS: Milhares de prefeitos vão ao TCU contra redução de repasse do governo Lula

O que aconteceu com a Saraiva?

A rede de livrarias estava em recuperação judicial desde 2018, depois de não ter conseguido um acordo com seus fornecedores para a renegociação de suas débitos.

À época, a empresa havia informado que tinha dívidas no valor de R$ 675 milhões.