Patrocinado

Semana promete com fim da LAME e reunião do Fed. Entre as expectativas para a última semana de janeiro temos a reunião do Comitê de Mercado Aberto da autoridade monetária (Fomc, na sigla em inglês) começa na próxima terça-feira (25) uma reunião de dois dias e ao final do encontro deve anunciar algumas decisões.

E assim, a maioria dos 45 economistas que participaram de uma pesquisa da Bloomberg acredita que o Fed usará a reunião para comunicar um aumento, em março, de 0,25 ponto percentual nos juros, para combater as pressões inflacionárias nos EUA. Dois dos economistas consultados na pesquisa esperam um acréscimo ainda maior, de 0,50 ponto.

Bilionário do Alibaba envolvido em escândalo de corrupção

Contudo,os analistas do Morgan Stanley afirmaram em nota “vemos o Fed entregando a primeira de quatro altas de 0,25 ponto percentual este ano no encontro de março e depois anunciando um ajuste mais agressivo de seus balanços em julho”.

E ainda, o presidente do Fed, Jerome Powell, participará de entrevista coletiva depois do anúncio, na quarta-feira (26).

Por outro lado, no mercado de ações a partir desta segunda-feira (24), as ações LAME3 e LAME4 deixarão de ser negociadas na B3 e vão ser incorporadas pela Americanas (AMER3). Cada acionista de Lojas Americanas vai receber 0,188964 ação de Americanas, para cada ação ordinária ou preferencial que possuir.

Petrobras e Novonor devem vender fatia da Braskem

Ainda no mercado acionário, no mesmo dia em que termina o período de bookbuilding da oferta secundária da Braskem, a Oi (OIBR3;(OIBR4) reúne acionistas em AGE para reorganizar ativos.

Entretanto, na semana passada, as ações da companhia chegaram a subir 15% em um único dia, com a expectativa de a venda de ativos da empresa a Tim, Claro e Vivo fosse aprovada ainda esta semana pelo Cade, o que acabou não acontecendo. Analistas dizem que a operação é essencial para fazer a Oi voltar ao radar dos investidores, mas não resolve todos os problemas da companhia.

Contudo, na quinta-feira (27), está prevista a definição de preço para a oferta secundária da (BRKM5), que pode levantar mais de R$ 8 bilhões. Petrobras (PETR3;(PETR4) e Novonor querem vender até 154,9 milhões de ações preferenciais que detêm na companhia. Desta fora, a Novonor disse que usará parte dos recursos para pagar dívidas com os credores Bradesco, Itaú e Santander.