Patrocinado

Sete Pecados Capitais em Seu Dia a Dia

Você conhece os 7 pecados capitais? Será que os pratica diariamente? Acredita que são atitudes que podem lhe ajudar ou prejudicar em sua caminhada para o sucesso? A questão é bastante complexa, e não iremos aqui levá-la no sentido religioso. Vamos apenas refletir sobre os mesmos em nosso dia  a dia.

Avareza e seus reflexos

O Primeiro deles é a Avareza caracterizado pelo desejo desordenado pelos bens terrestres. Está ligada aos enganos e a falsidade. Muitas pessoas desenvolvem estas características em seu dia-dia, preocupando-se apenas com o ter sem pensar no ser. Querem carros, bens de consumo desnecessários, coisas que lhes ofereçam status.

No entanto, buscar riqueza não é um defeito, o erro esta na forma de se fazer isto e também nos objetivos que se tem após atingir o sucesso material. Se o sucesso material que você possui é de alguma forma partilhado com os demais isto se transforma em um ciclo positivo onde você recebe e oferece constantemente.

A soberba do “Você sabe com quem esta falando”

A soberba leva o homem a desprezar os superiores e a desobedecer às leis. Tem ligação direta com a ambição, a vanglória, a hipocrisia, a ostentação e a arrogância. São pessoas que acreditam que não precisam seguir e respeitar regras. Acham-se melhores e superiores as demais. Gostam de ser bajuladas. O risco desta pessoa acabar dando um passo maior do que a perna é muito grande. Ela fica cega com seu próprio eu, e por esta razão comete erros por excesso de confiança em si mesma, além de subestimar os outros.

 Gula, a armadilha da humanidade

A gula tem se apresentado na vida das pessoas como uma válvula de escape diante de seus problemas e frustrações. Já que algumas áreas de sua vida não as satisfazem, elas passam a tentar satisfazer o palar. Comem sem a real necessidade de comer, sem a fome. É uma fome sentimental ou psicológica que sentem e tentam suprir com excesso de comida e bebida.

Sonham com o final de semana onde irão beber e comer o quanto couber em seu estômago e assim se sentirão felizes. É necessário identificar a real causa deste descontrole para que a pessoa consiga colocar sua vida em ordem, antes que a situação seja insustentável.

O frequente desejo por comer produtos mais caros para sentir-se satisfeito como por exemplo: comer picanha e não simplesmente comer alguma carne, também denotam as doenças psicológicas e emocionais. O corpo humano não consegue distinguir estas diferenças. Elas existem apenas na cabeça das pessoas e a percepção muda de uma para outra, de acordo com seu estado emocional e psicológico.

A ira na atualidade

É o desejo descontrolado da vingança, da cólera e da raiva. Está diretamente associado à desonra, as brigas e a indignação. Hoje em dia a pessoa nem ouviu direito o que foi dito e logo se descontrola emocionalmente e coloca-se como injustiçada.

A ira cega a visão e faz com que a pessoa apenas veja a situação pelo ângulo pré definido pela mente. Não possibilita uma real análise dos fatos ela normalmente considera a posição do receptor, sem observar o outro lado.

A ira apenas atrapalha os relacionamentos e causa transtornos muitas vezes irreversíveis. Nenhum benefício existe neste sentimento, por esta razão é necessário desenvolver e evoluir seu nível de consciência para que alcance equilíbrio de relacionamento seja pessoal ou profissional e paz interior.

A inveja distribuída nos tempos modernos pelas mídias sociais.

 A pessoa movida por este mal apresenta o descontentamento em relação aos bens alheios. Está diretamente associado ao ódio, ao prazer na adversidade dos mais próximos e à aflição na prosperidade dos outros.

As mídias sociais acabaram por espalhar ainda mais este sentimento tão daninho ao próprio possuidor do mesmo. As pessoas criam desejos incontroláveis de possuir o que é do outro. Pouco o nada valorizando a si mesmas e aquilo que se tem.

O foco passa a ser o que é do outro e não o meu. As redes sociais amplificam estes sintomas no comportamento das pessoas. Elas buscam expor suas vidas, bens e relacionamentos. O que também na maioria das vezes não condiz com a realidade. Observamos pessoas que não tem sentido nem objetivo nas próprias vidas. E devido a toda a confusão de querer o do outro destroem aquilo que possuem, sejam bens, relacionamentos ou qualquer outra coisa.

pecado capital
A preguiça pode minar todas chance de crescimento e desenvolvimento de uma pessoa.

A preguiça de viver

É a pouca disposição ou aversão ao trabalho, demora ou lentidão para fazer qualquer coisa. É um aborrecimento natural pelo trabalho no dia a dia, se o mesmo não tiver seu esforço recompensado. A preguiça cega o indivíduo para os prazeres da realização.

A pessoa não consegue sentir-se bem realizando alguma tarefa. Não tem ânimo para buscar seu próprio crescimento e desenvolvimento. Preguiça em cuidar de sí, em estudar, em preparar sua alimentação, em manter o ambiente onde se encontra bonito e limpo para seu conforto etc…

A pessoa que encontra-se com este sentimento tem um limitador imenso para obter sucesso em qualquer área de sua vida. A preguiça é o desencorajador das ações e atitudes, e por essa razão mina qualquer resultado que a pessoa poderia vir a ter em sua vida.

A luxúria 

Indica o desejo desordenado pelos prazeres sexuais.O objetivo é satisfazer as próprias paixões. Também pode ser entendido como uma corrupção de costumes. A luxúria não esta apenas ligada ao descontrole sexual, mas também ao descontrole de qualquer um dos prazeres. A corrupção também é uma vertente da luxúria, onde o indivíduo é capaz de qualquer coisa para obter os prazeres através do dinheiro.

Grande parte dos problemas diários das pessoas poderiam ser evitados se as mesmas estivessem atentas quanto as práticas acima.

Qual dos pecados capitais tem mais permanecido em seu dia a dia? Você o considera prejudicial a sua vida? Deixe seu comentário. Se gostou do assunto curta o Portal.