Startups de inovação do Itaú tem receita 1500% superior. O Cubo é o hub de inovação do Itaú Unibanco, nele fazem parte várias startups. Entretanto, o conjunto de startups apresentou faturamento de R$ 4,4 bilhões em 2020. Desta forma, o montante é um salto de 1.552% em relação ao ano anterior. Por esta razão, os efeitos da pandemia da Covid-19 impulsionaram a demanda por soluções digitais.
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Contudo, entre as startups que mais cresceram em faturamento no período estiveram negócios de varejo, em especial os de comércio eletrônico, as logística & mobilidade e de finanças. “Algumas startups aceleraram de imediato, porque tinham serviços que viraram solução urgente”, disse Pedro Prates, copresidente do Cubo. Ele se referiu a serviços como de home office para atendimento de telemarketing, cobrança, telemedicina, educação, entre outras.
Setores de startup em destaque
Entretanto, ainda de acordo com Prates, o movimento teve entre os destaques startups que prestam serviços de saúde, especialmente aquelas com soluções de telemedicina. A telemedicina inclusive foi regulamentada emergencialmente na esteira das medidas de isolamento social.
No entanto, as startups obtiveram crescimento na pandemia embora segundo Prates, “Houve uma crise pontual de liquidez, situação que atingiu cerca de 60% delas. Neste período ela tiveram que fazer o dinheiro durar mais”, afirmou o executivo. Isto porque os investidores reduziram aportes nos piores meses da pandemia. Havia o receio de que efeitos prolongados da crise inviabilizassem planos de crescimento acelerado. Porém depois a tendência foi uma retomada dos aportes por parte dos fundos.
A saída encontrada pelo Cubo para aliviar o momento e os efeitos desse cenário adverso, foi cortar custos das startups. A redução foi de cerca de 85%, adotando medidas como o acompanhamento remoto.