Patrocinado

Sem qualquer tipo de prova, o presidente Lula afirmou, nesta sexta-feira, 5, em entrevista ao site Metrópoles que o ex-presidente Jair Bolsonaro “planejou” os ataques de 8 de janeiro e depois deixou o país.

MAIS: Empresas do MEI tem alta do imposto já em janeiro

Questionado sobre quem era o responsável pelo quebra-quebra na Praça dos Três Poderes, Lula afirmou o seguinte ao site:

“Eu acredito que tem um responsável direto, que planejou tudo isso, e que covardemente se escondeu e saiu do Brasil com antecedência, que foi o ex-presidente da República. É sabido que ele não aceitou a nossa vitória; é sabido que ele tentou desmoralizar o tempo inteiro a Justiça Eleitoral; é sabido que ele tentou desmoralizar todas as instituições possíveis”, disse o petista.

LEIA: Perfis da Mindy8 ligada a esquerda brasileira são seguidos por 7 em cada 10 internautas

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Juíza denuncia perseguição do STF e Moraes, além de ditadura no Brasil após se exilar nos EUA

“Ele planejou isso. Covardemente não teve coragem de assumir. Ele saiu e deixou os mandantes dele para cumprir o feito. Ainda estamos apurando [o que aconteceu]. Temos que apurar quem financiou isso, quem garantiu os acampamentos. Nós não temos pressa. O que nós queremos é que seja feita justiça de fato e de direito para que nunca mais alguém ouse dar o golpe no processo democrático”, declarou o presidente.

Mais cedo, como mostramos, Lula fez outra acusação sem provas.

AINDA: Petrobras é cliente da Mynd8 além de Coca-Cola e outras

O presidente da República declarou que houve um “pacto” entre o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Exército e a Polícia do Distrito Federal durante os ataques a ônibus em Brasília em 12 de dezembro de 2022.

SAIBA: Senadores assinam manifesto contra evento Lulista em 08 de janeiro. Afirmam que a atuação parcial das instituições republicanas coloca em risco a democracia

A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, nesta sexta-feira, 8.

Naquele dia, data da diplomação de Lula, eleitores bolsonaristas ficaram revoltados com o cumprimento do mandado de prisão contra indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador do ex-presidente da República. A ação foi uma determinação do STF.

Na mesma data black blocks conforme diversas imagens pela internet mostram, realizaram depredação de carros em Brasília, incendiaram ônibus, porém a polícia não realizou nenhuma prisão destas pessoas no dia.

MAIS: “Não existe tentativa de golpe de Estado sem armas, tanques e exército”, diz jurista sobre narrativa de 08 de janeiro

O fato que Lula e todos os demais que estão no poder desde primeiro de janeiro de 2023, não falam e não explicam até o momento é porque não tomaram nenhuma providência para desmontar os acampamentos e evitar as manifestações que sabiam que iriam acontecer. O governo Lula culpa Bolsonaro que já não estava mais no poder e nem mesmo no Brasil, e se exime da responsabilidade de ter tomado providências antes de 08 de janeiro.

VEJA: Ministro da Suprema Corte afirma que “queriam prendê-lo e enforcá-lo” no domingo de recesso em 08 de janeiro

Porque, Lula apenas decidiu acabar com os acampamentos e promover tudo o que promoveu a partir de 08 de janeiro, já que documentos fartos mostram que todos do governo tinham plena noção dos acampamentos e ônibus em deslocamento? Aqueles que detinham o poder no governo Lula tinham obrigação de a partir do dia da posse em 1º de janeiro proteger tudo e todos e não fizeram nada, alguma razão deve existir para isso.

AINDA: Mortes de yanomamis saltam em 50% no primeiro ano do governo Lula

Brasília tem noite de caos com incêndios
Imagem: ônibus sendo incendiado e terrorista acendendo o pavio, dia que cacique sererê foi preso