Lucro da Vale é superior a 5 bilhões de dólares. A mineradora Vale, Vale 3, registrou lucro líquido de 5,5 bilhões de dólares no primeiro trimestre. O que equivale um salto na comparação com os 239 milhões de dólares do mesmo período do ano passado, impulsionado por alta dos preços do minério de ferro, divulgou em nota a empresa.
Desta forma, uma das maiores produtoras globais de minério de ferro, a empresa teve um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 8,35 bilhões de dólares entre janeiro e março, ante 2,882 bilhões de dólares um ano antes.
Negociação entre Hering e Arezzo é concluída grupo Soma
Contudo, o resultado, superou estimativa feita pela Refinitiv, de 5,06 bilhões de dólares, também cresceu fortemente ante o último trimestre de 2020, quando a empresa registrou 739 milhões de dólares.
Entretanto, no primeiro trimestre, a Vale fechou um acordo global relacionado a indenizações coletivas devido ao rompimento de barragem em Brumadinho. Já em janeiro de 2019, um marco que trouxe previsibilidade jurídica e às despesas que a companhia ainda terá para reparar os danos.
Inflação tem previsão de alta de acordo com mercado financeiro superior a 5%
No entanto, de acordo com nota da companhia, “o cenário de oferta insuficiente que levou a um aumento nos preços do minério de ferro ao longo do primeiro trimestre permanece ao longo do segundo trimestre”.
E ainda, com a força das vendas de minério de ferro, a receita líquida da companhia somou 12,6 bilhões de dólares entre janeiro e março, alta de 81% na comparação com um ano antes.
Internet sem fio gratuita para 500 cidades é promessa do Banco do Brasil
A Vale produziu 68 milhões de toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre, alta de 14,2% ante o mesmo período do ano anterior, avançando em seu plano de estabilização e retomada operacional, após diversas paralisações realizadas para aprimorar a segurança de atividades, após grandes desastres com barragens.
A Vale exlplicou que “no decorrer do ano, do lado da oferta, os volumes devem aumentar em relação ao segundo semestre de 2020, enquanto a demanda de minério de ferro pode ser impactada por cortes de produção devido a restrições ambientais na China.”