Patrocinado

Ambev é acusada de rombo tributário. Ações derretem. As ações da Ambev (ABEV3) perdiam 4,3% nesta quarta-feira (1) e era destaque negativo do dia após associação afirmar que as inconsistências contábeis, vistas do rombo da Americanas (AMER3), podem estar nos balanços da cervejaria também.

LEIA MAIS: Romi reporta alta superior a 60% no último trimestre de 2022

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) aponta um rombo de R$ 30 bilhões na Ambev, decorrentes de manobras fiscais realizadas pela empresa relacionadas à produção de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus.

A CervBrasil representa o Grupo Petrópolis (GP) e outras cervejarias brasileiras menores.

SAIBA MAIS: Nubank fecha assessoria de investimentos e demite 40 pessoas

No entanto, para o BTG Pactual, esse caso, em particular, “está sendo muito exagerado”. Segundo os analistas do banco, os maiores riscos para os lucros da Ambev decorrem de uma reforma tributária que possa eliminar os incentivos fiscais associados ao pagamento de proventos da companhia.

VEJA TAMBÉM: Advogado de Lula na Lava Jato é contratado pela Americanas

O desdobramento da recuperação judicial da Americanas é um agravante visto que os maiores acionistas da Ambev e Americanas são os mesmos. A questão é a credibilidade como condutores de negócios dos acionistas que até então era inquestionável, agora já vem sendo colocada em prova por vários analistas e economistas.

MAIS INFORMAÇÃO: Nathalia Arcuri que afirmou que “Elon Musk é péssimo em tudo que faz”. Dias depois demite cerca de 50% da equipe

A associação acusa a empresa de inflacionar o preço de componentes necessários à produção de bebidas que são passíveis de isenção e geração de créditos fiscais na Zona Franca de Manaus.

A Ambev afirmou que “as acusações da CervBrasil não têm qualquer embasamento” e que a empresa calcula todos os créditos tributários “estritamente com base na lei”. A companhia mencionou, ainda, que está entre as cinco maiores pagadoras de impostos no Brasil.

SAIBA TAMBÉM: Após manobras Pacheco vence eleição para presidência do Senado. Veja como votaram os senadores