Anatel Analisa Bloquear Telefones Irregulares – Cuidado com Aparelho que Compra

Anatel Analisa Bloquear Telefones Irregulares- Cuidado com Aparelhos
Celulares não regulamentados serão bloqueados
Patrocinado

Telefones Irregulares Serão Bloqueados 

A Anatel pretende bloquear os celulares que não tenham certificação da Agência e IMEI válidos. O IMEI é uma sequência de números que identifica o celular internacionalmente, que são listados no banco de dados da GSMA, organismo internacional de que reúne as empresas de telefonia móvel.

Ele equivale ao número do chassi dos carros. Os aparelhos sujeitos ao bloqueio são principalmente os vendidos irregularmente no mercado nacional.

A proposta é a criação do sistema de bloqueio de telefones irregulares no país. Além de seu cronograma de implantação. A expectativa é de que os diretores da Agência adotem o sistema apresentado pela Superintendência de Planejamento de Regulamentação, área técnica responsável por estudar a medida. Ela já foi aprovada durante reunião administrativa da Anatel. Porém, não estão descartadas mudanças no cronograma de instalação do projeto.

O bloqueio de celulares e sua forma de implantação vem sendo estudados pela Anatel em conjunto com as operadoras de telefonia móvel e Associação Brasileira da Indústria Eletro e Eletrônica (Abinee). Uma das preocupações das empresas é que deverá haver uma grande demanda dos usuários nas suas centrais de atendimento.

Por esta razão há necessidade de treinamento de seus funcionários. A indústria, por sua vez, acredita que o bloqueio deve começar a funcionar no prazo planejado, porque ele já foi discutido de forma exaustiva durante os três últimos anos

Antes de bloquearem os celulares, as operadoras vão avisar aos seus clientes que o aparelho não é regularizado. Somente após 75 dias ele poderá ser bloqueado. Pode haver um adiamento do início da implantação do sistema, mas por enquanto está previsto que as empresas devem começar a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de junho.