Após multa superior a 200 milhões de euros Google anuncia mudanças. O Google anunciou que fará alterações em seu negócio global de anúncios para que este não abuse de seu predomínio. Sua mudança de postura aconteceu devido a uma pressão antitruste e graças a um acordo histórico com as autoridades francesas.
Qual é o melhor investimento ouro ou dólar na crise?
Contudo, o pacto anunciado nesta segunda-feira, 7, impôs uma multa de 220 milhões de euros ao Google. É a primeira vez em que o gigante tecnológico norte-americano concorda em fazer mudanças em seu negócio de anúncios enorme, que representa o grosso de seus rendimentos.
Desta forma, o acordo com a agência reguladora de concorrência da França pode ajudar a reequilibrar o poder em relação aos anúncios em favor dos publishers, que dominavam o negócio na era pré-internet, mas perderam o controle com a ascensão rápida do Google e do Facebook.
A mamata do Google
Isto porque, a agência reguladora descobriu que a Google Ad Manager, plataforma de gerenciamento de anúncios do Google para grandes publishers, favorecia o Google AdX, mercado de anúncios online da própria empresa onde os editores vendem espaço a anunciantes em tempo real.
O sistema financeiro substituído pelo DeFi
E ainda, o AdX compartilhava dados mais facilmente com o Ad Manager do que com outras plataformas de gerenciamento de anúncios, acrescentou a entidade. Tais plataformas são cruciais para editores gerenciarem e venderem espaço de anúncios.
Conforme os termos do acordo, o Google se comprometeu a melhorar a maneira como os serviços do Ad Manager trabalham com servidores de anúncios e plataformas de venda de espaço de anúncios rivais, disse a agência reguladora francesa. Algumas mudanças serão implementadas até o primeiro trimestre de 2022, informou esta, acrescentando que o Google não apelará da decisão.