Retorno de Bancos é o menor dos últimos 10 anos

Retorno de Bancos é o menor dos últimos 10
Patrocinado

Retorno de Bancos é o menor dos últimos 10 anos. A informação esta no relatório divulgado pelo Banco Central. “A queda da rentabilidade foi generalizada, afetando bancos de diferentes tipos de controle, porte e segmento de atividade”, afirmou o BC em seu Relatório de Economia Bancária divulgado. O relatório analisou o desempenho do sistema financeiro no último ano.

Em dezembro de 2020, o ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) do sistema bancário foi de 11,5%, o menor da série histórica do BC, que tem início em dezembro de 2010. No ano anterior, o BC havia reportado um ROE de 16,5% para dezembro de 2019.

Após multa superior a 200 milhões de euros Google anuncia mudanças

No entanto, a pandemia da Covid-19 prejudicou a rentabilidade dos bancos em 2020 ao menor patamar em pelo menos dez anos. Isto porque, as instituições aumentaram suas despesas com provisões, apontou o BC (Banco Central) destacando que, mesmo com o aumento das incertezas, a perspectiva é de melhora este ano.

Contudo, ainda de acordo com o relatório, a rentabilidade dos bancos privados, instituições que tiveram aumento mais expressivo nas despesas com provisões, caiu mais do que a dos públicos no período. Já em uma comparação que leva em conta o porte dos bancos, a queda foi similar entre os bancos grandes e médios. Estes tradicionalmente mais rentáveis–, os pequenos e micros.

O sistema financeiro substituído pelo DeFi

O relatório também apontou uma nova redução da concentração do Sistema Financeiro Nacional e afirmou que a queda da fatia de mercado do Banco do Brasil, da Caixa e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a partir de 2019 foi um fator “importante” nesse processo.

Qual é o melhor investimento ouro ou dólar na crise?

Em conclusão, os cinco maiores bancos –Itaú, Bradesco, Santander, BB e Caixa– responderam por 77,6% do total de ativos do segmento bancário comercial em dezembro de 2020, ante 81% um ano antes. A concentração dos depósitos totais nessas instituições caiu para 79,1%, ante 83,4% em dezembro de 2019, enquanto no crédito passou a 81,8%, de 83,7%.

Considerando o sistema financeiro total, incluindo também segmentos não bancários, a concentração dos ativos totais nos cinco maiores bancos caiu para 67% em 2020, ante 69,8% no ano anterior.