Patrocinado

As ações candidatas a melhores pagadoras de dividendos. Como parte do post sobre renda extra aqui vamos tratar sobre algumas apostas. Para montar uma boa carteira de dividendos você pode observar vários indicadores.

No entanto, a Economatica, empresa fornecedora de dados de mercado, fez um levantamento apontando as ações com potencial de melhores pagadoras de dividendos no ano de 2019.

A empresa se utilizou de informações do ano de 2018 para fazer alguns cálculos. Com isto se projetou o dividend yield para o fim do ano de 2019. Para tanto, foi considerado o preço da ação no último dia de 2018 e o mesmo volume de dividendos e juros sobre capital próprio distribuídos pela ação no ano de 2018.

No entanto, após os cálculos apenas 23 empresas apresentaram resultado projetado superior a 6%. As ações que se destacaram são em grande parte dos setores bancário e de energia. Sendo o primeiro com cinco ações e o segundo com quatro ações.

As candidatas

As ações que se destacam no estudo são: Itaúsa (ITSA4), Porto Seguro (PSSA3), ABC Brasil (ABCB4), Banrisul (BRSR6) e Itaú Unibanco (ITUB3. Transmissão Paulista (TRPL4), Taesa (TAEE11), Engie (EGIE3) e Copel (CPLE6).

Entretanto, de acordo com os cálculos a ação com melhor dividend yield projetado para este ano é o da Transmissão Paulista (TRPL4). Sendo a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP) é uma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do país.

Em outras palavras, ela é responsável pela transmissão de cerca de 25% da energia produzida no Brasil. Responde por 60% da energia consumida na região Sudeste. Sendo quase 100% da energia do Estado de São Paulo.

O lucro da empresa no ano de 2018 foi de R$ 1 bilhão e 289 milhões alta de 103,0% em relação a 2017. A ação pagou o seu acionista com dividendos no ano passado em 18,78%.

Contudo, a Engie Brasil, maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, alcançou um lucro líquido de R$ 2,315 bilhões em 2018. Em contrapartida, representa um avanço de 15,5% em relação à 2017. Para 2019 o dividend yield projetado é de 10,51%.

Entretanto, os resultados das empresas já estão sendo divulgados. É importante estar atento que as informações acima são apenas projeção. Elas tem base nos resultados do ano anterior. O que não necessariamente garante os resultados deste ano, ou dos próximos.