As Tarifas Dinâmicas das Empresas Aéreas no Brasil

As Tarifas Dinâmicas das Empresas Aéreas no Brasil
As Tarifas Dinâmicas das Empresas Aéreas no Brasil
Patrocinado

As Tarifas Dinâmicas das Empresas Aéreas no Brasil

A composição do preço das passagens de avião leva em conta diversos itens. O valor exato não é divulgado pelas companhias aéreas, por fazer parte da estratégia de mercado de cada uma. No entanto,combustível, cafezinho, lanche, salários, manutenção, aluguel, parcelas etc, fazem parte destes custos. Sentar no avião e esperar ele decolar envolve uma operação muito mais complexa do que pode parecer. Ainda mais do ponto de vista econômico.

Não há como especificar o valor exato de cada item de uma passagem, já que elas possuem preço dinâmico. Porém, destacam que, quem compra antes, compra com valor mais baixo, e, quem compra em cima da hora, paga a tarifa cheia.

Um estudo sobre os custos das passagens nos Estados Unidos apontou que o os custos das empresas são altos e o lucro é baixo. Segundo o jornal Wall Street Journal, em um voo, os custos podem ser os seguintes:

Combustível: 29%
Salários: 20%
Compra da aeronave: 16%
Taxas e impostos: 14%
Manutenção: 11%
Outros gastos: 9%
Lucro: 1%

Estes valores, porém, podem variar bastante quando comparados com a realidade brasileira. O combustível, por exemplo, tem 35% de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre seu valor. A Abear aponta que o custo do combustível de aviação é de 40% do valor da passagem, em média, cerca de 52% mais alto que a média mundial. Veja dicas para economizar com as passagens dinâmicas