AstraZeneca inicia distribuição de vacina no sábado, 23. O presidente Bolsonaro falou com a imprensa ao deixar o Palácio da Alvorada, na residência oficial. Ele reafirmou que a vacinação não será obrigatória e recomendou que as pessoas leiam os estudos dos imunizantes.
Contudo, a carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos. E após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o Aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro.
No entanto, os 2 milhões de doses da AstraZeneca contra a covid-19 devem chegar da Índia nesta sexta-feira (22) serão distribuídas aos estados a partir da tarde de sábado (23). Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a Força Aérea Brasileira está à disposição para agilizar a distribuição.
Veja também: Polícia Federal inicia operação hemorragia.
Entretanto, a Fiocruz, explicou que assim que as vacinas chegarem à instituição, passarão por checagem de qualidade e segurança. Além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. A previsão é que esse processo seja realizado até manhã de sábado (23) por equipes treinadas em boas práticas de produção. As vacinas devem ser liberadas para distribuição no período da tarde.
O presidente aproveitou para explicar que “a pessoa tem que ser voluntária, afinal de contas não está nada comprovado cientificamente com essa vacina ainda. E peço que o pessoal leia o contrato com a empresa para tomar pé de onde chegaram as pesquisa e porque não se concluiu ainda dizendo que uma vacina é perfeitamente eficaz. Pelo que tudo indica, segundo a Anvisa, ela vai ajudar que casos graves não ocorram no Brasil, para quem for vacinado”, afirmou ele.