Atualização do Ethereum afetará seu fornecimento os investidores em criptografia devem saber. A atualização, chamada de Londres, inclui a Proposta de Melhoria Ethereum (EIP) 1559. Ela visa alterar a forma como as taxas de transação, ou “taxas de gás”, são estimadas.
JBS entra no mercado de peixe com nova aquisição
Atualmente, os usuários devem dar um lance de quanto estão dispostos a pagar para que sua transação ether seja captada por um minerador, o que pode ser extremamente caro. De acordo com o EIP-1559, esse processo será gerenciado por um sistema de licitação automatizado com um valor de taxa definido que varia de acordo com o congestionamento da rede.
No entanto, outra mudança importante no EIP-1559 é que parte de cada taxa de transação será queimada ou removida de circulação, o que começará a reduzir o fornecimento de éter e potencialmente aumentar seu preço.
É por isso que, em parte, “EIP-1559 é uma das atualizações mais significativas para Ethereum desde o lançamento da rede”, disse Meltem Demirors, diretor de estratégia da CoinShares.
Qual o impacto da atualização para os investidores?
Embora o EIP-1559 tenha como objetivo fortalecer o ecossistema de Ethereum, que é conhecido por seus recursos de contrato inteligente que alimentam o DeFi, ou finanças descentralizadas, aplicativos e NFTs ou tokens não fungíveis , entre outras coisas – não é provável que haja ter muito impacto de curto prazo sobre os investidores.
Estelionatário é preso em Minas por lavagem de dinheiro com criptomoeda
No longo prazo, porém, os co-autores da proposta esperam tornar o éter deflacionário, reduzindo a oferta. Isso seria “extremamente benéfico” para os investidores, diz Conner, especialmente “com toda a conversa recente sobre inflação nos Estados Unidos”. Isso daria aos investidores em criptografia a opção de manter um ativo deflacionário.
Mas a proposta EIP-1559 por si só não tornará o éter deflacionário, diz Demirors.“Muitas dessas expectativas são provavelmente muito otimistas no curto prazo e se tornarão mais relevantes no longo prazo”, diz ela. Isso porque “a quantidade nominal de gás queimado não superará a inflação da rede”.
O EIP-1559 também não reduziria os preços da taxa de gás ou o custo das transações na rede, que podem ser muito altos. Ainda assim, a atualização é importante, pois tem o potencial de melhorar a experiência do usuário do Ethereum e pode aumentar o preço do éter.
Mais mudanças a vista
Contudo, outras inovações em torno do Ethereum também estão em andamento, diz Demirors. Isso inclui a migração planejada de um modelo de prova de trabalho (PoW) para um modelo de prova de participação (PoS) no final deste ano ou início de 2022.
Desta forma, no modelo PoS, uma pessoa pode minerar ou validar transações de acordo com a quantidade de moedas que possui. Em um modelo PoW, os mineiros devem competir para resolver quebra-cabeças complexos a fim de validar as transações. Os defensores do modelo PoS dizem que ele usará menos energia e melhor a eficiência do blockchain.