Patrocinado

Banido da China por Xi Jinping, como está o homem que foi o mais rico do país. O bilionário chinês da tecnologia Jack Ma está ingressando na Universidade de Tóquio, onde lecionaria gestão e agricultura sustentável, de acordo com relatos. Relatórios do final do ano passado disseram que Ma foi encontrado morando no Japão depois que ele aparentemente deixou a China após a repressão de seu império de negócios por Pequim.

SAIBA: No Chile direita vence eleição de constituintes

Brigando com Xi
O fundador da pioneira empresa chinesa de tecnologia Alibaba Group está desaparecido da China nos últimos anos, desde sua desastrosa briga com o presidente chinês, Xi Jinping. Os problemas de Ma começaram quando ele questionou as práticas regulatórias sob o governo comunista de Xi Jinping. Xi Jinping disse em 2020 que o plano era tornar a China uma economia mais controlada pelo Estado com base na demanda doméstica. Ma havia criticado obliquamente a medida, atraindo a ira dos altos escalões do governo liderado pelo partido.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

Investidores entenderam que na China não se pode ter investimentos de forma livre como em outros países como por exemplo os Estados Unidos. Na China o regime socialista determina e regula tudo e não permite questionamento ou contestação.

LEIA: População da Índia deve superar a da China em 3 milhões de pessoas neste ano, diz ONU

Convite do Japão
De acordo com as últimas informações, Ma, de 58 anos, tem um convite do Tokyo College para lecionar lá e ficará associado à instituição de maio a 31 de outubro. Um relatório da IANS disse que o contrato de Ma pode ser renovado anualmente.

“Ele fundou a Fundação Jack Ma em 2014, e seus esforços estão focados em apoiar a educação, o empreendedorismo e a proteção ambiental, entre outras áreas. Ma é um defensor emérito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e atua como membro do conselho global da The Nature Conservancy e é copresidente da Paradise Foundation”, disse o Tokyo College em um comunicado.

Tem vivido em Tóquio após caçada do governo chinês

Em novembro do ano passado, o Financial Times informou que Ma deixou a China e sua família estava morando em Tóquio. Ma esteve sob os holofotes nos dois anos anteriores, depois que o governo chinês lançou uma violenta repressão ao seu império empresarial. No início de 2021, houve intensa especulação de que Jack Ma havia desaparecido e que ele poderia ter sido preso pelo governo.

LEIA: Governo federal cria página de apoio ao MST

A repressão ao Alibaba e ao Ant Group
Em dezembro de 2020, houve relatos de que a China estava cogitando a nacionalização do Alibaba. Relatórios disseram que o governo chinês poderia estar trabalhando em um plano para o Alibaba de estatizar Jack Ma e o Grupo Ant. O Partido Comunista Chinês (PCC), no poder na China, também lançou uma investigação antitruste sobre o gigante do comércio eletrônico Alibaba. “Com base nas denúncias recebidas pela Administração Estatal de Regulação do Mercado nos últimos dias, o governo investigará o Alibaba (…) por suspeita de atividades monopolistas”, disse o governo.

SAIBA: Investidores deixam a América Latina e buscam economias menos socialistas

A temida nacionalização não ocorreu, o governo não chegou a tomar o grupo e estatizá-lo, mas a repressão de Pequim ao maior grupo de tecnologia do país continuou inabalável. Em fevereiro, o Grupo Ant foi forçado a chegar a um acordo de reestruturação com os reguladores chineses.

Pelo acordo, a fintech seria transformada em uma holding financeira. De acordo com o plano, todos os negócios da Ant serão transferidos para uma holding. Isso inclui as ofertas de tecnologia da Ant em setores como blockchain e entrega de alimentos.

SAIBA: Brasil e China decidem negociar com moedas próprias sem dólar

IPO do Ant Group é anulado
Em fevereiro de 2021, o Partido Comunista Chinês decidiu bloquear a oferta pública inicial do Grupo Ant. Foi relatado que Xi acreditava que o IPO (Inicial Public Offer) do Ant Group de Jack Ma teria uma série de beneficiários indesejados, além de adicionar estresse ao sistema financeiro. A complexa estrutura de propriedade do Ant Group significava que uma série de pessoas na mira de Pequim teria ganhado imensamente com o que teria sido o maior IPO do mundo.

Em março, relatórios disseram que o governo do Partido Comunista Chinês estava pressionando o Alibaba Group Holding Ltd. a vender alguns de seus ativos de mídia, incluindo o South China Morning Post, publicado em Hong Kong. O governo chinês controla toda a mídia e informação que é difundida no país, para manter a ideologia comunista sob controle.

MAIS: ONU afirma que China pode estar cometendo crime contra humanidade

E em abril, o governo chinês aplicou uma multa bilionária ao Alibaba. A gigante da internet foi atingida com uma multa antitruste record.

O fato é que o bilionário Ma, que se tornou um empresário mundialmente conhecido e influente pretendia abrir um banco na China, algo que para o governo totalitário de Xi seria inadmissível.