Bolsonaro vence segundo pesquisa para todos cenários para 2022. A pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 29. Em primeiro turno, Bolsonaro fica na frente de todos os possíveis opositores. Entretanto, considerando um possível segundo turno, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, seria o único a empatar tecnicamente com o presidente. Ou seja, ainda em segundo lugar, assim, não há ninguém mais cotado para a presidência que Bolsonaro.
Veja também: Toyota é a maior vendedora de carros do mundo
Contudo, nos demais cenários, Bolsonaro vence todos os candidatos. Desta forma, para a projeção de segundo turno, o instituto apresentou os nomes do presidente Jair Bolsonaro, do ex-ministro Sergio Moro, de Ciro Gomes (PDT), do apresentador Luciano Huck, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e do ex-presidente Lula (PT).
O instituto não considerou se a opção é ou não elegível. Caso por exemplo, do ex-presidente Lula, que não atende ao pré-requisito de ficha limpa. De acordo com a primeira projeção de primeiro turno, o instituto apresentou como candidatos o presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro Sergio Moro, Ciro Gomes (PDT), o ex-candidato à Presidência Fernando Haddad (PT), o apresentador Luciano Huck, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o ex-candidato à Prefeitura de SP Guilherme Boulos, João Amoêdo (Novo) e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede).
No entanto, no primeiro cenário, Bolsonaro já liderou com 30,5% dos votos. Já Moro ficou em segundo lugar e obteve 12,0% das intenções e voto. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 10,6%. Haddad fica com 9,5% e Huck registra 8,1%. Boulos, Amoêdo e Marina conseguiram menos de 4% dos votos.
Em contrapartida, para o segundo cenário definido pela pesquisa o ex-presidente Lula (PT) substitui Haddad. Com Lula na disputa, Moro ficou em terceiro lugar, com 12,1%. Enquanto o presidente Bolsonaro continuou na liderança, com 31,0% contra 17,3% de Lula.
Vacina da J&J contra Covid 19 é dose única tem melhor eficácia que Coronavac
Em seguida, aparecem Ciro Gomes (9,2%), João Doria (5,3%), Guilherme Boulos (3,6%), João Amoêdo (3,3%) e Marina Silva (2,3%). Na terceira projeção, Bolsonaro continua na frente com 33,7% dos votos. Sem Lula e Moro, Ciro ficou em segundo lugar com 12,1%. Haddad apareceu próximo ao petista e somou 11,7%. O apresentador Huck aparece com 9,4%, João Doria com 6,7% e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta com 3,8%. João Amoêdo obtém 3,1% e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), obtém 1,0%.
Contudo, o Paraná Pesquisas esclareceu seus números. Sendo que foram entrevistados 2.002 eleitores por telefone. Todos eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 204 municípios brasileiros. O período de entrevistas foi durante os dias 22 a 26 de janeiro de 2021. Entretanto, a amostra representativa do Brasil no levantamento, obteve um grau de confiança de 95,0%. Sendo que a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Os dados da pesquisa estão disponíveis para consulta no site.