Toyota é a maior vendedora de carros do mundo

Toyota é a maior vendedora de carros do mundo
Patrocinado

Toyota é a maior vendedora de carros do mundo, derrubando a Volkswagen. Se tem uma montadora que sabe como fazer dinheiro até na pandemia, esta definitivamente é a Toyota. Desta forma, as vendas do grupo Toyota, incluindo as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors, somaram 9,53 milhões de unidades no ano. A divulgação foi realizada pela própria empresa nesta quinta-feira, 28.

Entretanto, as vendas da VW que era a maior vendedora de carros até então, ficaram em 9,31 milhões, de acordo com as informações apresentadas no início do mês.

Por esta razão os japoneses tem muito a comemorar. A Toyota Motor ultrapassou a Volkswagen em 2020 e se tornou a montadora que mais vende no mundo. É a primeira vez em cinco anos que a japonesa conquista a liderança. No entanto, a comemoração deve ser ainda mais saborosa. Ela aconteceu ao longo de um ano marcado por solavancos. O tamanho das perdas das montadoras foi determinado principalmente pela exposição de cada uma às regiões mais afetadas pelo coronavírus.

Veja também: Ford vai manter vendas no Brasil

Contudo, não podemos desconsiderar que a Toyota colheu essa vitória durante um ano difícil para o setor. Embora a demanda por carros tenha se recuperado marginalmente no final de 2020. O fechamento de fábricas e concessionárias no segundo trimestre derrubou as vendas em 14% em relação a 2019, dados fornecido pelas estimativas da IHS Markit. A IHS Markit tem a fonte mais profunda de informações, análises e soluções para as maiores empresas, mercados financeiros e governos do mundo.

Entretanto, a Toyota tem presença maior nos EUA, onde as vendas totais de automóveis diminuíram 15% em 2020. As vendas globais da montadora japonesa caíram 11%. Embora os EUA tenham maior número de casos e mortes pela Covid-19. Esta diferença se deve ao fato de que o país não impôs medidas de confinamento como a Europa.

O rebaixamento dos alemães

Em contrapartida, o CEO da VW, Herbert Diess, iniciou uma mudança estratégica ao assumir o cargo em 2018. O foco da mudança foi aumentar a lucratividade em vez de expandir as vendas. Há anos, o retorno sobre as vendas é inferior ao da Toyota. E desta vez, a derrocada do mercado causado pela pandemia da Covid-19 expôs os custos relativamente altos da companhia alemã. A montadora esta investindo em melhoria da lucratividade.

Tesla poderá ter produção no Brasil

Na contramão da Toyota a VW tem forte presença na União Europeia. Local onde as vendas de automóveis de passageiros sofreram queda “sem precedentes” de 24%. O que em números é menos de 10 milhões de unidades em 2020, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes Automotivas. As vendas da companhia alemã recuaram 15%. A queda criou seu pior desempenho em quase uma década.