Patrocinado

O Brasil ultrapassou a Argentina e se tornou o país mais endividado da América Latina, segundo levantamento do Institute of International Finance, divulgado pelo Instituto Millenium.

Os dados apontam que desde o ano passado, o Brasil assumiu essa infeliz liderança, atingindo a marca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) em dívida pública.

Tudo porque o governo Lula apresentou em 2023 um rombo nas contas públicas superior a 2% do PIB.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Lula ressuscitou ideias da trevosa era petistas e flerta com desastre, afirma Estadão

Veja o gráfico divulgado pelo Instituto Millenium:

A divulgação ocorre próximo ao dados do tesouros sobre as contas do governo, o Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, apontaram que o governo Lula (PT) fechou 2023 (o primeiro ano do Lula 3) com déficit primário de R$230,5 bilhões, o segundo pior da história.

Superado apenas pelo ano de 2020, início da pandemia de Covid-19 onde o governo precisou usar dinheiro que não tinha para hospitais, tratamentos e vacinas, quando o rombo foi de R$940 bilhões.

AINDA: Presidente da PRIO fala de insegurança no setor com governo Lula e Ibama

O déficit primário resulta do desajuste entre as despesas do governo e as receitas, quando os gastos superam o caixa do dinheiro público.