Canadá se preparada para provável moeda virtual

Canadá se preparada para provável moeda virtual
Patrocinado

Canadá se preparada para provável moeda virtual. Nesta terça-feira o Bank of Canada informou que não tem planos de lançar uma moeda digital validada pelo banco central neste momento. No entanto, há preparativos para criar a capacidade de fazê-lo, caso o ecossistema de pagamentos do Canadá necessite.

Em outras palavras, o vice-chefe do Bank of Canada Tim Lane, explicou que “não há um caso contundente” para a emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC) neste momento. Além disto, ele delineou dois cenários básicos que podem garantir a consideração de tal movimento de política monetária.

Desta forma, “o primeiro é um em que o uso de dinheiro físico seja reduzido ou eliminado”, ele disse. Entretanto, “o segundo é um em que criptomoedas privadas façam sérias incursões.

Os CBDCs são uma forma de dinheiro tradicional, mas digital, emitidas e controladas pelo banco central de um país. Elas são diferentes de criptomoedas, como bitcoin. Estas são governadas por comunidades online dispersas e produzidas através da resolução de complexos problemas matemáticos.

Em contrapartida, Lane afirmou que o atual ecossistema de pagamentos, está passando por um processo de modernização. Enquanto isso, o desenvolvimento da capacidade de emitir uma CBDC deve levar vários anos.

No entanto, o Banco Internacional de Compensações descobriu que um número cada vez maior de bancos centrais pode lançar suas próprias moedas digitais nos próximos anos. Embora a maioria destes lançamentos pilotos sejam de mercados emergentes, a China é a grande economia que está mais perto de lançar uma CBDC.