Cazaquistão vai testar moeda nacional digital

cazaquistão moeda digital
Patrocinado

Cazaquistão vai testar moeda nacional digital. O Banco Nacional do Cazaquistão integrará sua moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês) na rede blockchain BNB Chain, patrocinada pela Binance, disse o CEO Changpeng Zhao.

E assim o BC do país começou a testar uma versão digital de sua moeda nacional, o tenge do Cazaquistão, no ano passado, e disse que tomaria uma decisão sobre o lançamento de uma CBDC até o final de 2022.

LEIA TAMBÉM: Metaverso próprio e NFTs são novidades do Neymar

A Binance apresentou a BNB Chain ao banco central do país, afirmou Zhaovia Twitter. Segundo o executivo, a autoridade monetária decidiu testar casos de uso para a CBDC usando a rede blockchain que tem a Binance Coin (BNB) como moeda corrente.

“Nossa equipe se reuniu com o vice-presidente do Banco Nacional do Cazaquistão, Berik Sholpankulov, e o chefe do Centro Tecnológico e de Pagamentos, Binur Zhalenov. Apresentamos a comunidade da BNB Chain para discutir testes integrando o tenge digital”, disse o CEO, ressaltando que a moeda digital do Cazaquistão já lançou um piloto de moeda digital em um ambiente controlado e com consumidores e comerciantes reais.

SAIBA TAMBÉM: Dólar USDT poderá ser sacado na Rede Banco24Horas

No início de outubro, a Binance anunciou que obteve uma licença para operar no Cazaquistão por meio da Autoridade de Serviços Financeiros de Astana, responsável por aprovar esse tipo de permissão.

Por fim, o Cazaquistão tem uma relação mista com o setor de criptomoeda. Ao mesmo tempo em que reprime a mineração de criptomoedas pelo uso intensivo de energia, também tenta atrair exchanges para seu Centro Financeiro Internacional de Astana (AIFC).

VEJA AINDA: Investidor americano afirma que mais de 5 milhões de votos foram roubados de Jair Bolsonaro

LEIA AINDA: Atos contra eleição de Lula e irregularidades no pleito acontecem em todo Brasil