Com aviso de ajuste futuro Selic vai a 13,25%

Mercado projeta Selic a 8% para 2021 devido a alta da inflação. A pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Banco Central mostra alta na conta para o IPCA neste ano pela 23ª vez seguida, de uma taxa de 7,58% prevista no levantamento anterior. Para 2022 a conta subiu a 4,03%, de 3,98%.
Patrocinado

Com aviso de ajuste futuro Selic vai a 13,25%. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou, nesta quarta-feira (15), a taxa Selic em um 0,5 ponto percentual, passando de 12,75% para 13,25%. Com isso, a taxa básica de juros atingiu o seu maior patamar desde dezembro de 2016 e com uma alta pela 11ª vez seguida.

Entretanto, a decisão da instituição monetária brasileira foi em linha com as projeções do mercado, que precificava uma alta desta magnitude em meio ao ambiente inflacionário ainda desafiador.

Taxa de juros americana sobe e negociação do Tesouro Direto é paralisado

Contudo, o comunicado do BC afirma que o ambiente externo seguiu se deteriorando, marcado por revisões negativas para o crescimento global prospectivo em um ambiente de fortes e persistentes pressões inflacionárias. O aperto das condições financeiras motivado pela reprecificação da política monetária nos países avançados, assim como pelo aumento da aversão a risco, eleva a incerteza e gera volatilidade adicional, particularmente nos países emergentes;

Em relação à atividade econômica brasileira, o conjunto dos indicadores divulgado desde a última reunião do Copom indica um crescimento acima do que era esperado pelo Comitê;

Após ser a mulher mais rica do Brasil Luiza Trajano tem fortuna exterminada

A inflação ao consumidor seguiu surpreendendo negativamente, tanto em componentes mais voláteis como em itens associados à inflação subjacente.

E ainda, para a próxima reunião, o Comitê antevê um novo ajuste, de igual (+0,5pp) ou menor magnitude (+0,25pp).

“O Comitê nota que a crescente incerteza da atual conjuntura, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação”, afirmou no comunicado.

Além disso, o comitê explicitou que seus “passos futuros” poderão ser ajustados “para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.”

FII CTXT11 é notificado pela Receita Federal dívida é de quase R$ 25 milhões