Patrocinado

Demanda mundial de petróleo deve crescer em 2023, segundo Opep. A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) disse esperar que a demanda mundial de petróleo cresça 2,4 mb/d (milhões de barris por dia) em 2023, chegando a uma média de 102,0 mb/d. A informação consta no relatório mensal divulgado nesta quinta-feira, 10 pelo grupo.

SAIBA: Governo Lula é “vanguarda do atraso”, afirma Folha

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: “Se o protocolo tivesse sido seguido, não teríamos tido 8/1”, afirma Torres na CPMI

Conforme a Opep, espera-se que a oferta fora dos países que integram a organização aumente 1,5 mb/d em 2023, em especial em nações como EUA, Brasil, Noruega, Cazaquistão, Guiana e China. “O maior declínio esperado é da Rússia”, afirmou. Já a demanda por petróleo da Opep em 2023 é revisada para baixo em 0,1 mb/d em relação à avaliação do mês anterior, chegando a 29,3 mb/d. Segundo a organização, o valor é cerca de 0,9 mb/d maior do que o de 2022.

De acordo com o relatório, no 1º semestre de 2023, “o sentimento negativo dominou os mercados futuros de petróleo, em meio a incertezas macroeconômicas e preocupações com aumentos consideráveis das taxas de juros dos principais bancos centrais, incluindo o Federal Reserve (Fed) dos EUA e o Banco Central Europeu (BCE)”.

VEJA: Morte de candidato no Equador é reivindicada por facção

A Opep disse que, em julho, as perspectivas para o mercado de petróleo melhoraram. “A estrutura do mercado de petróleo bruto se fortaleceu em julho com uma perspectiva de melhoria do equilíbrio entre oferta/demanda e sinais de redução do excesso de oferta”, lê-se no relatório.

Para 2024, a Opep disse esperar “que o sólido crescimento econômico global em meio a melhorias contínuas na China impulsione o consumo de petróleo”.

SAIBA: Banco do Brasil tem alta no lucro de 11,7%