Patrocinado
Início Mundo Demanda mundial de petróleo deve crescer em 2023, segundo Opep

Demanda mundial de petróleo deve crescer em 2023, segundo Opep

CNOOC ANUNCIA DIVIDENDOS PETROBRAS compra fatia da Petrobras em Búzios

Demanda mundial de petróleo deve crescer em 2023, segundo Opep. A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) disse esperar que a demanda mundial de petróleo cresça 2,4 mb/d (milhões de barris por dia) em 2023, chegando a uma média de 102,0 mb/d. A informação consta no relatório mensal divulgado nesta quinta-feira, 10 pelo grupo.

SAIBA: Governo Lula é “vanguarda do atraso”, afirma Folha

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: “Se o protocolo tivesse sido seguido, não teríamos tido 8/1”, afirma Torres na CPMI

Conforme a Opep, espera-se que a oferta fora dos países que integram a organização aumente 1,5 mb/d em 2023, em especial em nações como EUA, Brasil, Noruega, Cazaquistão, Guiana e China. “O maior declínio esperado é da Rússia”, afirmou. Já a demanda por petróleo da Opep em 2023 é revisada para baixo em 0,1 mb/d em relação à avaliação do mês anterior, chegando a 29,3 mb/d. Segundo a organização, o valor é cerca de 0,9 mb/d maior do que o de 2022.

De acordo com o relatório, no 1º semestre de 2023, “o sentimento negativo dominou os mercados futuros de petróleo, em meio a incertezas macroeconômicas e preocupações com aumentos consideráveis das taxas de juros dos principais bancos centrais, incluindo o Federal Reserve (Fed) dos EUA e o Banco Central Europeu (BCE)”.

VEJA: Morte de candidato no Equador é reivindicada por facção

A Opep disse que, em julho, as perspectivas para o mercado de petróleo melhoraram. “A estrutura do mercado de petróleo bruto se fortaleceu em julho com uma perspectiva de melhoria do equilíbrio entre oferta/demanda e sinais de redução do excesso de oferta”, lê-se no relatório.

Para 2024, a Opep disse esperar “que o sólido crescimento econômico global em meio a melhorias contínuas na China impulsione o consumo de petróleo”.

SAIBA: Banco do Brasil tem alta no lucro de 11,7%

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile