Patrocinado

O acionista da Paper Excellence, Jackson Wijaya, aceitou se encontrar com Joesley Batista, sócio da J&F Investimentos, na manhã desta segunda-feira (27), em Frankfurt, após audiência no Tribunal Arbitral, em 30 de outubro, quando foram discutidas, sem solução, questões de governança corporativa da Eldorado Celulose. A JBS (JBSS3) é administrada pelo grupo J&F

AINDA: Preço do gás de cozinha tem alta recorde em 71 capitais do Brasil

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

No encontro, Joesley tratou como “expirado” o contrato que assinou em 2017 e – assim como ocorreu (EUA) cinco anos atrás – voltou a propor “novos termos” para entregar o controle da Eldorado, mesmo após o Tribunal Arbitral e a Justiça de São Paulo terem reconhecido, por exemplo, que a J&F agiu de má-fé e que o contrato continua válido. Como moeda de barganha, segundo fontes da Paper Excellence, Joesley argumentou ter “articulações políticas” no Brasil e que a “melhor alternativa” seria iniciar a negociação numa “folha em branco”.

VEJA: Abusos do STF são denunciados sob aplausos na frente de Barroso presidente da corte, por presidente da OAB-MG

O dono da J&F surpreendentemente também citou as autorizações prévias que ele agora alega seriam exigidas para compra de terras por estrangeiros, mesmo tendo garantido em cláusula contratual que não seriam necessárias autorizações do gênero – pois a Paper não comprou propriedades rurais no Brasil e sim um complexo industrial, localizado no município de Três Lagoas.

LEIA: Contra Dino no STF Partido Novo inicia abaixo-assinado

Jackson Wijaya chegou na reunião disposto a encontrar uma solução para encerrar o litígio na Justiça que já dura cinco anos. Num gesto de boa vontade, sinalizou que um acordo sobre o valor a ser indenizado pela J&F por danos poderia ser negociado após o fechamento do negócio nos termos já acertados em 2017, conforme determinou o Tribunal Arbitral e a Justiça brasileira.

MAIS: Irmãos Batista são liberados de 3 acusações de insider trading pela CVM

CERVEJA

Em nota, a Paper lamentou que a intenção do empresário brasileiro não tenha sido buscar a melhor solução para as partes, mas sim uma tentativa de intimidação alegando eventuais articulações que talvez possam ‘respaldar’ sua resistência de reconhecer a decisão arbitral e entregar a empresa que vendeu, seguindo com o litígio na Justiça do Brasil.

MAIS: Projeto de rachadinha de Janones é exposto em áudio

É importante lembrar que desde que Lula reassumiu a presidência do Brasil, os irmão Batistas amigos próximos de Lula e que até já viajaram para a China juntos no início do ano, vem ganhando uma série de causas na justiça brasileira, a principal delas sobre a Lava Jato da qual eles são peças chave e já entregaram todo o esquema de corrupção no passado.

Outra questão é que a J&F holding contratou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, para atual em sua defesa dias após sua aposentadoria da Suprema Corte.