Duas Habilidades Fundamentais que Você Precisa Ter para Alcançar o Sucesso

0
706

O significado de sucesso esta unificado como uma máxima no dicionário acessível a qualquer pessoa. No entanto, este significado é relativo a cada individuo. O que quero dizer é que o que é sucesso para uma pessoa não necessariamente é sucesso para outra.
Isto mesmo, o real significado de sucesso é variável para as pessoas. Para a Maria ter sucesso pode ser ser milionária. No entanto, para a vizinha de Maria sucesso pode ser tornar-se uma pessoa famosa, conhecida.


Partindo destas duas definições pessoais de sucesso fica fácil entender que existem muitos milionário que não são conhecidos e famosos. São pessoas comuns e anônimas que dispõe de um patrimônio que ultrapassa um milhão. Como também existem muitas pessoas muito famosas e conhecidas que não possuem um patrimônio que chegue sequer próximo a metade de um milhão. Na maioria das vezes estão “vendendo o almoço para comprar o jantar”.


Agora esta simples concluir que para Maria uma pessoa bem sucedida não será a mesma que é bem sucedida para sua vizinha.
Terminadas as considerações sobre a relatividade do sucesso. Ou seja, que seu significado varia de um pessoa para outra. Vamos agora ao ponto principal aqui tratado, as duas habilidades fundamentais para se alcançar o sucesso.

A Habilidade Número um do Ser Humano


Não consigo enumerar a quantidades de vezes que ouvi pessoas me falando em entrevista de seleção para emprego que a única coisa que ela não eram boas para fazer era vender. Que fariam qualquer coisas que não fosse vender. Quando ouvia e ainda ouço uma destas frases sinto um pesar imenso por aquela pessoa e meu coração.
Isto porque vender é a habilidade número um que um ser humano precisar ter para alcançar o sucesso em qualquer lugar do mundo. Se uma pessoa assume e é convicta que vender não é para ela é como se inconscientemente ela dissesse “o sucesso não é para mim”.


Conclusão chocante esta não é mesmo? Mas com tudo na vida tem dois lados nada esta perdido. Isto porque vender é uma habilidade, e como tal ela é passível de ser desenvolvida e aperfeiçoada por qualquer pessoa a qualquer momento.
Os seres humanos passam a maior parte de suas vidas “vendendo” enquanto vivem. Isto mesmo, temos amigos de acordo com nossa habilidade e vender nossas características de amigabilidade.


Conseguimos ter relacionamentos afetivos, namoro e casamento de acordo com nossa habilidade de vendermos nossas qualidades de namorada e esposa diariamente. Para arrumar uma namorada o rapaz precisa de diversas formas vender suas qualidades de namorado ideal. Ele precisa convencer através de discursos e ações que preenche todas os requisitos necessários que é exatamente o que a outra pessoa esta buscando.
Para conseguirmos um emprego é necessário vender todas nossas habilidades de forma que as mesmas sejam as ideais à vaga disponível. Caso contrário não conseguiremos o emprego.


Usando as palavras de Marcelo Ortega, autor do Best Seller Sucesso em Vendas “Todos somos vendedores, é assim que devemos pensar, sendo profissional de vendas ou não. Sempre estamos vendendo ideias, nossa imagem e a imagem de nossas empresas, nossos projetos, nossos argumentos. Gosto muito de fazer um paralelo com vendas e vida, é um espelho perfeito da relação de competência, pressão, necessidade de resultados, flexibilidade foco e paixão. Saber vender é uma necessidade nos tempos atuais, nessa era do relacionamento e da sensibilidade”.
Creio que agora não existam mais dúvidas sobre a real importância da habilidade de vender para o sucesso de qualquer ser humano independente de o que significa o sucesso para ele.


Portanto, seu sucesso será tão maior quanto melhor for sua habilidade de vender. Não desenvolveu esta habilidade ainda? Mãos a obra comece agora mesmo, é um exercício diário e que depois de desenvolvido melhora constantemente.
A medida que sua habilidade de vender for se desenvolvendo você ficará impressionado com suas conquistas nas mais diversas áreas.

A Habilidade número dois para o Sucesso

Já pensou qual é a habilidade número dois para o sucesso? Será que você sabe qual é? Se ainda não lá vai uma dica ela é complementar para a habilidade número um. Ainda em dúvida, então vamos lá. Foco, isto ai, esta é a habilidade número dois para o sucesso. O foco é essencial para o sucesso como a aguá é para nosso corpo.
O foco é nosso GPS diário na vida. Ele determina o que fazemos e para que fazemos. Ou seja sem foco você não chega a lugar algum. E ai vai outro dado triste, a grande maioria das pessoas estão com seu GPS com defeito e nem percebem. Qual será o resultado de uma vida sem direção definida?

foco é a segunda habilidade para o sucesso
foco é a segunda habilidade para o sucesso


O foco é responsável por nos fazer concluir qualquer tarefa, desejo ou objetivo em nossa vida. Sem o foco a vida fica cheia de iniciativas sem “acabativa”. Juntando agora a habilidade número um com a habilidade número dois para o sucesso fica claro perceber que não adianta apenas você saber vender como ninguém se não souber exatamente o que vai vender e para quem. Além de seguir nesta rota sem desvios até que alcance seu objetivo.
O foco consiste em se ter um objetivo e trabalhar com disciplina e continuidade para conquistar o que se planejou.


Planejamento + disciplina + continuidade = FOCO


Usando aqui a definição de foco de Steve Jobs Foco é dizer não. Esta foi uma brilhante definição sobre o conceito de foco. É importante dizer não para muitas coisas, inclusive para amigos quando se é preciso estar alinhado e focado em suas estratégias, sejam estas pessoais ou profissionais.
Foco é, de fato, aquilo que precisamos ter quando se tem um objetivo a cumprir. E, para tanto, é preciso abnegar de muitas coisas; é preciso estratégia para avaliar, e também para não se desvirtuar de seu objetivo com facilidade, ou melhor não perder o foco!


Uma pessoa sem foco é uma pessoa sem um objetivo real para ser atingido. Para alcançar o sucesso você precisa ter o sucesso real como objetivo e ir em busca do mesmo até alcançá-lo incansavelmente. E ai é que esta a questão. As dificuldades e obstáculos vão aparecer para tirar você da rota ou até mesmo parar você. Se não estiver totalmente focado em seu objetivo fará como a maioria das pessoas mudará seu caminho para algo que acredita ser mais rápido ou fácil e que também será esquecido ou substituído no primeiro obstáculo.

A Escolha é Sua


Infelizmente conheço muitas pessoas no circulo vicioso da falta de foco. Tenho pessoas muito queridas e próximas que não desenvolvem a habilidade de focar e não há nada que possa ser feito por ninguém a não ser a própria pessoa. Sua vida muda quando você muda!
Portanto, não importa o que seja o sucesso para você, está em suas mãos e depende apenas de você o alcance do mesmo. Aqui tratamos de duas das principais habilidades que você precisa desenvolver para obter o que quer seja o que for. Existem outras habilidades também importantes nesta jornada, as quais trataremos em outro momento.


No entanto, quando você entende que viver é vender e torna-se um vendedor natural, e que o foco é a definição clara de um objetivo até que o alcance custe o que custar. Você já tem 50% do percurso até o seu sucesso garantido.


Assisti um filme recentemente chamado “ A Justiceira”, este filme retrata exatamente o que é foco do início ao fim. Mostra também que o foco de uma única pessoa é capaz de obter resultados nunca alcançados por todo um imenso grupo de pessoas cheio de poder mas sem um real objetivo. Uma única pessoa focada é capaz de fazer verdadeiros milagres por uma sociedade inteira.
Boa sorte em sua jornada rumo ao sucesso.