Eletrobras tem baixa nas ações por rumores de queda de torres

BR Distribuidora deve ser presidida por ex da Eletrobras
Patrocinado

Eletrobras tem baixa nas ações por rumores de queda de torres. Foram informadas a queda de duas torres de transmissão de energia elétrica das concessionárias Furnas e Eletronorte, da Eletrobras (ELET3;ELET6).

Segundo boletim desta terça-feira (10) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além das ocorrências em empreendimentos da Eletrobras, também foi registrada na segunda-feira a queda de uma torre do Bipolo 2 do Complexo do Madeira, operado por uma transmissora do grupo Evoltz –em linha que vai de Rondônia a São Paulo.

LEIA AINDA: Qual a razão da alta dos papéis do Grupo Pão de Açucar?

As ocorrências à infraestrutura da Eletrobras envolveram linhas no Paraná e em Rondônia. No caso paranaense, foi derrubada uma torre do Bipolo 2, que transmite energia gerada pela hidrelétrica Itaipu para o Sistema Interligado Nacional. Segundo o documento do ONS, também foram verificadas avarias em três outras torres do empreendimento.

As ações ELET6 se destacaram entre as quedas do Ibovespa na sessão desta terça-feira (10), fechando com baixa de 1,63%, a R$ 42,19 (com que chegou a ser de 3% mais cedo), em um dia positivo para o benchmark da Bolsa brasileira.

MAIS INFORMAÇÃO: Governo Lula foi informado por ABIN sobre segurança em Brasília e não agiu

Embora as opiniões de analistas sejam um tanto divergentes, eles entendem que a queda da ação pode se tratar mais de um ruído, uma vez que, até o momento, não houve interrupção no fornecimento de energia em nenhuma localidade. E o mercado segue aguardando posicionamento da empresa sobre o ocorrido.

SAIBA MAIS: Exportação de Carne de frango fecha 2022 com recorde

Contudo, se os acontecimentos ganharem maiores proporções, investidores vão começar a olhar quais são as consequências na capacidade de geração de receita e na despesa atrelada à correção de danos causados.

VOCÊ BEM INFORMADO: Urgente: PT protocolou documento na Câmara para se perpetuar no poder.

Há ainda quem diga que para o setor, o fato reitera a robustez do Sistema Interligado Nacional (SIN), que tem como um de seus objetivos contribuir com a segurança energética do país em cenários como esse. Quando algumas linhas têm o funcionamento interrompido em casos de manutenção, sejam ocasionados por causas naturais ou até mesmo sabotagens, outras assumem e demonstram a flexibilidade do sistema.

LEIA MAIS: Manifestantes presos sem água e comida direitos humanos desrespeitados

Outro ponto extremamente relevante para o valor dos papéis do setor é que o Itaú BBA fez um rebaixamento duplo nas ações de AES Brasil (AESB3) e de Auren Energia (AURE3), enquanto reiterou compra para Engie Brasil (EGIE3).

Os analistas incorporaram o menor risco hidrológico (GSF) para os próximos anos e curva de preços de energia, apontando que uma temporada de chuvas robusta e crescimento mais fraco na demanda de energia deve manter a pressão sobre os preços, enquanto o aumento na diversificação da matriz energética do país também reduz os riscos hidrológicos.

SAIBA TAMBÉM: Intervenção Federal no DF é aprovada no Congresso