Especialista da dicas para mudança de carreira no ano novo

Especialista da dicas para mudança de carreira no ano novo
Patrocinado

Especialista da dicas para mudança de carreira no ano novo. A pandemia do coronavírus afetou as finanças de milhões de trabalhadores. No Brasil a proporção de desempregados chegou a 13,1 % no terceiro trimestre de 2020, segundo dados do IBGE. O percentual corresponde a 14,1 milhões de desempregados.

Entretanto nos Estados Unidos, mais de 20 milhões de americanos estavam recebendo algum tipo de seguro-desemprego no início de dezembro. Contudo, com muitos setores ainda operando com capacidade limitada, incluindo viagens, hotelaria e lazer, alguns candidatos a emprego estão entrando no novo ano em busca de novas oportunidades e uma possível mudança de carreira.

Na verdade, no segundo trimestre de 2020, quase 20% dos candidatos a emprego mudaram de setor para conseguir seu novo cargo, de acordo com a empresa de recolocação de executivos Challenger, Gray & Christmas . Esse número é um aumento de 15% no primeiro trimestre.

Para entender o novo cenário, a Salesforce, empresa especializada em ferramentas de CRM, realizou o estudo “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, para o qual ouviu mais de 20 mil pessoas na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura. O estudo aponta que 52% dos entrevistados dizem que trocariam de emprego se isso significasse que poderiam trabalhar remotamente.

Veja também : Pandemia acelera transformação no trabalho

Entretanto, quando o assunto é um processo de “transição” existe o impacto da tecnologia. Desta forma, 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar de carreira nos próximos 12 meses. Dessas pessoas, 70% dizem que querem uma carreira mais alinhada a seus interesses e propósito de vida.

Tenha claro o que você aceita

Para fazer a mudança de carreira especialista recomenda fazer uma lista das coisas que o excitam e não entusiasmam. No entanto, é importante incluir nesta lista o tipo de ambiente de trabalho em que você se sente melhor. E ainda, o tipo de equipe com a qual gostaria de trabalhar e a cultura geral da empresa. “Também é uma boa ideia conhecer o que não é negociável. O que inclui o “salário e benefícios que você deseja”. As explicações são da especialista Byrd, ela é responsável pelo clube de desenvolvimento de carreira chamado Career Chasers Members Club.

Mantenha sua marca profissional atualizada

É necessário pensar sobre o que está em seu currículo, o que está em seu perfil do LinkedIn. Inclusive o que está em sua biografia nas redes sociais. Estas informações precisam ser consistentes e todas elas precisam expressar que você é capaz de fazer.

Por exemplo, se você trabalha em finanças como gerente de programa e seu objetivo é se tornar um gerente de produto em tecnologia. É necessário pesquisar empresas de tecnologia e ver como são as descrições de seus cargos. Dessa forma, você pode criar um currículo que reflita o que suas empresas-alvo estão procurando.

No entanto, alguns consultores de carreira sugerem que olhe os perfis de outras pessoas no LinkedIn que estão na função para a qual você está tentando fazer a transição. Veja como elas se descrevem e as palavras que usam ao discutir sua experiência. Observe também as empresas das quais fazem parte. Além dos bootcamps de carreira dos quais participaram. Estas são algumas ferramentas que podem te ajudar a “criar um escopo de como sua trajetória poderia ser. Além também de como você deve comunicar isso aos recrutadores”.

Informe suas habilidades transferíveis

Ao procurar fazer uma mudança de carreira, é importante ser capaz de explicar por que você está deixando seu setor, bem como comunicar com eficácia como suas experiências de trabalho são transferíveis, orienta Byrd.

É importante lembrar que comunicação, atendimento ao cliente, relacionamento com o cliente, resolução de conflitos e pensamento inovador são valiosos em qualquer setor. Portanto, certifique-se de exibir essas habilidades em seu currículo e em sua entrevista. Se ao longo desta transição você tiver a oportunidade de conversar com outras pessoas que passaram por este processo é bastante interessante para lhe conferir maior confiança.

Avalie sua necessidade de treinamento

A exemplo da avaliação de outros profissionais da área é fundamental que você se auto avalie honestamente. Verifique se precisa ou não de treinamento ou educação adicional para ter um pivô bem-sucedido. A especialista da dicas para mudança de carreira que também equivale a mapear “quanto tempo, energia e recursos financeiros” serão necessários para obter essas novas habilidades.

Contudo, no momento, muitas empresas, incluindo as plataformas de educação online Coursera e Udacity, estão oferecendo cursos gratuitos. Além de treinamento em tecnologia para trabalhadores que foram demitidos como resultado da pandemia. O gigante da tecnologia Google também está oferecendo 100.000 bolsas para certificados online em análise de dados, gerenciamento de projetos e UX.

Cada vez mais pessoas estão buscando a mudança de carreira. Isto porque querem estar mais alinhadas a seu propósito. E são maduras o suficiente para compreender que a satisfação pessoal também esta ligada ao trabalho que se desenvolve diariamente.