Patrocinado

A Odebrecht, atualmente Novonor, recebeu do Estado dezenas de bilhões de reais a mais do que o valor da multa aliviada na quinta-feira, 1º, pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.

O ministro é conhecido por Marcelo Odebrecht, em e-mails internos, de “amigo do amigo do meu pai”, em referência à amizade do ministro com Lula, amigo de Emílio Odebrecht, o pai de Marcelo.

Apenas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que atualmente é chefiado por Aloízio Mercadante, empresas controladas pelo Grupo Odebrecht receberam 32,9 bilhões de reais entre 2003 e 2018.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Lula ressuscitou ideias da trevosa era petistas e flerta com desastre, afirma Estadão

Em valores atualizados em setembro de 2019 pelo banco de fomento, o desembolso para a Odebrecht chegou a 51,3 bilhões de reais.

Da Petrobras, a Odebrecht a recebeu 5,337 bilhões de reais entre janeiro de 2015 e junho de 2018, período o qual a companhia ficou impedida de assinar novos contratos com a estatal por estar na lista suja da petroleira. Todavia, a empresa conseguiu manter 13 contratos que estavam em vigência.

SAIBA: Apple entrega bom resultado, mas desafio de vendas na China impacta números

Como registrou a Folha de S. Paulo em julho de 2018, os valores se referem a negócios fechados antes do bloqueio imposto pela Petrobras em dezembro de 2014.

Entre 2011 e 2014, a Petrobras (PETR3;PETR4) pagou a Odebrecht 2,617 bilhões de reais.

MAIS: PT paulista não consegue administrar finanças e pede recuperação judicial, devido a dívidas com governo federal

Toffoli mantem aniquilação do combate a corrupção
O ministro Dias Toffoli (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os pagamentos do acordo de leniência firmado pela Novonor, antiga Odebrecht, com a Operação Lava Jato no valor de 3,8 bilhões de reais.

Com a correção monetária atualizada pela Selic, o valor da multa poderia chegar a 8,5 bilhões de reais ao final dos 23 anos previstos para o pagamento.

A empreiteira pediu a extensão dos benefícios que foram concedidos por Toffoli à J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, em dezembro de 2023, quando o magistrado suspendeu a multa de 10,3 bilhões de reais aplicada no âmbito da Operação Greenfield.

Toffoli aproveita recesso atender rapidamente pedido de amigos
Ao atender o pedido da Novonor, antiga Odebrecht, e suspender o pagamento da multa determinada no acordo de leniência firmado com os procuradores da Lava Jato, o ministro Dias Toffoli, do STF, interrompeu o último dia de recesso da Corte para aplicar a decisão.

O gabinete do ministro tinha 1.426 processos no acervo, mas apenas esse ganhou atenção especial.

AINDA: Pedido de prisão de ex-diretor da Gaviões da Fiel e membro do PCC é negado por Barroso