Financiamento de Carro Usado Como Fazer?

Financiamento de Carro Usado Como Fazer?
Financiar usado é bem simples
Patrocinado

Financiamento de Carro Usado Como Fazer?

Se você esta pensando em financiar um carro usado, saiba que é tão simples como carro novo. A maioria dos bancos oferece esse serviço, que pode valer a pena para quem procura um automóvel com mais recursos e menor preço.

Entre as opções de financiamento para carros usados, as mais comuns são o Crédito Direto ao Consumidor, ou CDC, e o leasing.

Como Funciona

No CDC, o banco empresta o dinheiro para a compra do carro e fixa as taxas de juros que serão aplicadas. O veículo, apesar de ser seu para todos os efeitos, não pode ser negociado até que seja quitado.

No caso de inadimplência, o banco pode entrar com uma ação para requerer o veículo. O mesmo vai a leilão e o valor arrecadado servirá para pagar a dívida.  O restante, se houver, ficará com o comprador.

No caso do leasing, o banco que trabalha com esse tipo de serviço é o verdadeiro dono do automóvel e o “aluga” ao comprador. Que paga as parcelas mensalmente até atingir o valor total do financiamento. Quando isso acontece, o veículo passa então a ser propriedade do cliente. Caso ele não quite a dívida, o banco fica com o carro e ele não recebe nada do valor investido anteriormente.

Entenda o processo

Note que em ambas as opções de financiamento de carros usados o automóvel fica como uma espécie de garantia do banco. Caso você não pague a dívida. Por esse motivo, normalmente, quanto mais novo o carro, menores serão os juros, pois ele será menos desvalorizado caso o banco precise vendê-lo para quitar os débitos. Esse é um dos motivos que fazem com que o financiamento de um carro usado seja diferente de um simples empréstimo.

Uma boa ideia para se programar para essa despesa e avaliar se ela vai caber no seu bolso, é consultar um simulador online dos sites de bancos.

A Importância da Simulação

Para fazer uma simulação, você precisará saber o valor que dará de entrada. O valor do veículo, o ano e o modelo e em quantas prestações você pretende pagá-lo. Lembre-se de que, como regra geral, quanto mais prestações você fizer, menor será o valor mensal. Mas os juros serão mais altos no final das contas.

Por isso é tão importante simular e saber o que mais valerá a pena para você. Além disso, as taxas podem variar de acordo com a instituição. É importante simular em vários sites de bancos para saber qual deles oferece as melhores condições.

Basicamente qualquer pessoa que tenha uma renda mínima pode fazer um financiamento de carros usados. A maioria das instituições financeiras não aceita clientes que tenham o nome no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou Serasa.

Antes de fazer seu financiamento, o ideal é juntar o maior valor possível para dar de entrada. Assim, você tem maiores chances de negociar juros e precisará financiar um valor menor, pagando parcelas menores e em menos tempo.

Também é importante se planejar com antecedência, para ter tempo de pesquisar. Simular e avaliar se as parcelas caberão no seu orçamento dos próximos meses.