Frete deve Subir Mais de 50% Colocando Comércio Online em Risco

Frete deve Subir Mais de 50% Colocando Comercio Online em Risco
Patrocinado

Frete deve Subir Mais de 50% Colocando Comércio Online em Risco

No próximo dia 6 os Correios vão aumentar em até 51% o valor dos fretes. O Mercado Livre está negociando com os Correios a suspensão do aumento de preço. A empresa também lançou uma campanha contra o aumento que é abusivo. Na campanha a mensagem é a seguinte: “Nós temos o poder de fazer os Correios espalharem mensagens de protesto contra eles próprios. Em todo produto que você for enviar, escreva ou cole a etiqueta com a hashtag #FreteAbusivoNão na embalagem. Dessa forma, colocamos o protesto dentro dos Correios. Apenas pressionando podemos fazer com que voltem atrás.

O Mercado Livre está negociando com os Correios, mas se não houver acordo nos próximos dias, os preços serão elevados  já na segunda ou na terça-feira. A vendedora on-line de materiais esportivos Netshoes também entrou nas negociações, embora não tenha comentado o assunto.

O vice-presidente de mercado da empresa, Sean Summers, afirmou: “Não quero aumentar os preços, porque isso prejudica o desenvolvimento do comércio eletrônico e de meu negócio. Mas se não pudermos resolver o problema, não teremos escolha”. Ainda segundo ele, é um aumento abusivo, que acabará sendo pago por compradores e vendedores. Esse comportamento é típico de um monopólio.

Um relatório do Goldman Sachs pontuou que um aumento médio de 8% no preço reduziria o Ebitda ajustado consolidado do Mercado Livre em 15% em 2018. Um aumento médio de 29% teria “um impacto substancial na lucratividade”, destacou um relatório anterior. Resta saber se a negociação irá favorecer o consumidor.