Patrocinado

Segundo comunicado da mineradora, o projeto foi selecionado por meio de um mecanismo focado no estímulo a tecnologias inovadoras que possam entregar soluções em escala comercial para proporcionar reduções significativas de emissões nos setores de difícil abatimento.

LEIA: Farmacêuticas ganham do governo direito de aumentar preços de remédios em 4,5%. Após planos de saúde aumentarem mais de 20%

A Vale USA (subsidiária da Vale) foi selecionada pelo Departamento de Energia do governo dos Estados Unidos para iniciar negociações de concessão de financiamento para o desenvolvimento de uma unidade industrial de briquetes de minério de ferro no país.

O produto foi desenvolvido pela Vale (VALE3) ao longo das últimas décadas para diversificar o portfólio e atender uma demanda global crescente por soluções para a transição energética. O produto pode reduzir em até 10% as emissões de CO² na siderurgia.

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Após pior déficit da história Haddad diz que responsabilidade não é do executivo e que vai baixar a meta

O briquete é produzido a partir da aglomeração em baixa temperatura de minério de ferro de alta qualidade, utilizando uma solução tecnológica de aglomerantes que conferem ao produto final alta resistência mecânica. A primeira planta do mundo foi inaugurada pela Vale em 2023, em Vitória (ES).

A Vale negociará um financiamento de até US$ 282,9 milhões para o projeto nos EUA e busca desenvolver unidades adicionais e customizadas no Brasil e no mundo, para atingir cerca de 100 milhões de toneladas por ano (Mtpa) de produção de aglomerados a partir de 2030, incluindo briquetes e pelotas de minério de ferro.

MAIS: Brasil conquista o título de pior mercado de ações, segundo JP Morgan

A planta será a primeira no mundo a aplicar o processo patenteado de aglomeração a frio de briquetes para a rota de redução direta.

Sendo que, o financiamento ocorreria no âmbito da Bipartisan Infrastructure Law (Lei Bipartidária de Infraestrutura) e da Inflation Reduction Act (Lei de Redução da Inflação), como parte do Industrial Demonstrations Program (Programa de Demonstrações Industriais).