Patrocinado
Início Governo Lula 3 Ibovespa respira aliviado com fim do risco Mantega na Vale

Ibovespa respira aliviado com fim do risco Mantega na Vale

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, voltou a fechar no positivo nesta sexta-feira, 26. Descolado das bolsas americanas, que encerraram o dia no vermelho, o indicador nacional fechou em alta de 0,66%, aos 129 mil pontos.

A alta foi puxada pelas ações da Vale (VALE3). A mineradora foi a maior contribuição positiva para o índice. Os papeis da companhia operavam próximo à estabilidade até novos rumores sobre o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega voltarem a circular. Dessa vez, o noticiário apontava para a decisão de Mantega e Lula de desistir conseguir uma vaga na companhia. As ações passaram a subir, logo em seguida, e fecharam em alta de 1,67%.

SAIBA: Excesso de imposto e insegurança jurídica fazem Brasil perder investimentos em petróleo e gás

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

AINDA: Gol pode usar ajuda do governo Lula para o setor

Além disso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se manifestou sobre o assunto e negou qualquer interferência do governo na empresa. De acordo com ele, o presidente Lula não teria solicitado que o ministro intervisse em favor de Mantega. Silveira também afirmou que não ligou para qualquer acionista da mineradora para tratar do assunto.

Entretanto, até mesmo em Davos Silveira fez menção da intenção de Lula de ter Mantega na Vale, mas agora tentou desconversar, após dias de bolsa sem conseguir recuperação devido a ruído de interferência política.

LEIA: Estrangeiros já retiraram mais de R$4 bilhões da Bolsa brasileira em 2024

Do lado negativo, as ações da Gol (GOLL4) lideraram as quedas entre os papéis do Ibovespa, com uma desvalorização de 8% durante o dia. A empresa aérea informou ao mercado que abriu processo de Chapter 11 nos Estados Unidos, que é um instrumento parecido com a recuperação judicial no Brasil.

Na mercado de juros, o IPCA-15, índice que serve como prévia da inflação oficial, surpreendeu o mercado com uma desaceleração na pressão sobre os preços. Com a variação abaixo do esperado, os investidores reforçaram as apostas nas quedas nas taxas de juros futuros, especialmente na ponta curta da curva.

LEIA: Pagamento de funcionários da Americanas com patrimônio de acionistas bilionários está na mão da justiça

O destaque para a queda no índice de inflação foi a redução no preço das passagens aéreas. Apesar disso, outros setores subjacentes, como núcleos e serviços, ainda apresentaram pressão inflacionária.

O dólar apresentou estabilidade após a divulgação de dados econômicos mistos nos Estados Unidos. O índice PCE , que é um indicador de inflação, ficou em linha com as expectativas, mas os gastos pessoais tiveram um aumento acima do esperado.

No mercado de commodities, o minério de ferro teve uma leve alta após operar lateralmente na sessão regular. O petróleo reduziu as perdas e encerrou a semana com o maior ganho semanal desde outubro. O fato ajudou a recuperação da Petrobras (PETR3; PETR4) que fechou com alta forte.

MAIS: Lula não cumpre promessa de redução da fila do INSS em 2023, fila aumenta em meio milhão

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile