Patrocinado

O Exército de Israel confirmou ter matado três membros da milícia xiita libanesa Hezbollah em um ataque com drones perto da fronteira, quando tentavam infiltrar-se em Israel.

SAIBA: Projeto para anistiar condenações “desproporcionais” do 08/01 é apresentado por senador

– Além disso, franco-atiradores do Exército israelense abriram fogo contra homens armados que foram identificados operando na área da fronteira com o Líbano – disse um porta-voz militar sobre outro incidente ocorrido naquela fronteira, que vive seu pico mais alto de tensão desde 2006, com 13 dias consecutivos de trocas de tiros

LEIA: ‘Comício do Presidente do STF’ é questionado pelo Estadão

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Petistas incluindo ministros e Lula divulgaram nota em defesa dos terroristas do Hamas em 2021. Veja a nota e signatários

O Exército israelense também informou pouco depois que tinha detectado “cerca de 20 lançamentos” no Líbano, embora não tenha especificado se eram foguetes em direção à área conhecida como Fazendas de Shebaa; bem como vários mísseis antitanque contra postos militares israelenses; além de disparos com armas leves em direção a um posto de observação.

– Não foram registrados feridos entre nossas fileiras – informou o Exército israelense, que respondeu com fogo de artilharia na direção da origem dos disparos.

AINDA: Senadora se reúne com Dino para abrir o Brasil aos palestinos

Na manhã desta sexta-feira (20), as autoridades israelenses determinaram a evacuação dos moradores da cidade de Kiryat Shmona, situada a cerca de dez quilômetros da fronteira com o Líbano, onde ocorreram intensas trocas de tiros na última semana com o grupo xiita Hezbollah e outras milícias palestinas.

O ministro da Defesa, Yoav Gallant, aprovou a medida e o comando norte do Exército comunicou-a ao prefeito da cidade, onde vivem cerca de 23 mil pessoas.

LEIA: Apoiadores do Hamas devem ter os vistos cancelados, afirma senador americano

Nesta quinta (19), o Hezbollah assumiu a responsabilidade pelo lançamento de mísseis antitanque e vários ataques contra alvos militares israelenses, enquanto que as Brigadas de Al-Qasam, o braço armado do Hamas – com o qual Israel entrou em guerra em Gaza há duas semanas – reivindicaram a responsabilidade pelo disparo de 30 foguetes a partir do sul do Líbano.

MAIS: Israelenses devem deixar Egito e Jordânia imediatamente, pede Israel

O lançamento de foguetes nesta quinta, a partir do Líbano, deixou três pessoas feridas em Kiryat Shmona.

Os últimos 13 dias de escalada na fronteira deixaram ao menos 33 mortos: cinco em Israel – quatro soldados e um civil – e ao menos 28 no Líbano, incluindo oito civis – entre eles um cinegrafista da agência Reuters -, 15 membros do Hezbollah e cinco membros de milícias palestinas.

SAIBA: Câmara dos deputados vai à China estreitar negócios