Japão pretende acabar com carros a gasolina até 2030

Japão pretende acabar com carros a gasolina até 2030
Patrocinado

Japão pretende acabar com carros a gasolina até 2030. Contudo, a meta é atingir emissão zero de carbono e gerar quase 2 trilhões de dólares por ano em crescimento sustentável até 2050. Para tanto, o país pretende eliminar os veículos movidos a gasolina no máximo nos próximos 15 anos. A informação foi divulgada pelo governo japonês nesta sexta-feira, 25.

Entretanto, nas palavras de Yukari Takamura, professor da Universidade de Tóquio. “O governo estabeleceu metas ambiciosas para alcançar uma sociedade neutra em carbono em 2050”. “Estabelecer metas claras e direcionar políticas na estratégia de crescimento verde promoverá incentivos para as empresas investirem em tecnologia futura.”

De acordo com a promessa feita pelo primeiro-ministro, Yoshihide Suga, em outubro. A “estratégia de crescimento verde”, visa as indústrias de hidrogênio e automotiva. Busca eliminar as emissões de carbono em termos líquidos até a metade do século.

No entanto, o primeiro ministro fez do investimento verde uma de suas principais prioridades. Isto para ajudar a recuperar a economia atingida pela pandemia de Covid-19 e de quebra alinhar o Japão com União Europeia, China e outras economias que definiram metas ambiciosas de cortes na emissão de carbono.

Energia renovável

O plano prevê por exemplo substituir a venda de novos veículos movidos a gasolina por veículos elétricos. O que inclui aumento das vendas de veículos híbridos e movidos a célula de hidrogênio, até meados da década de 2030.

Um fundo verde de 2 trilhões de ienes apoiará o investimento corporativo em tecnologia verde. Contudo, o governo oferecerá incentivos fiscais e outros apoios financeiros às empresas. Mirando 90 trilhões de ienes (870 bilhões de dólares) adicionais por ano em crescimento econômico. Isto através de investimentos sustentáveis até 2030 e 190 trilhões de ienes (1,8 trilhão de dólares) até 2050.

Desta forma, o objetivo é aumentar o consumo de hidrogênio para 3 milhões de toneladas até 2030. E depois para cerca de 20 milhões de toneladas até 2050, muito mais do que as 200 toneladas consumidas em 2017, em áreas como geração de energia e transporte.

No entanto, a estratégia identifica 14 indústrias, como a eólica offshore e de combustível de amônia, e prioriza a instalação de até 45 gigawatts (GW) de energia eólica offshore até 2040.

Entretanto, o Japão também pretende usar energia renovável “tanto quanto possível” até 2050. Principalmente por meio de parques eólicos offshore. O país tem uma meta de fontes de energia renováveis respondendo por 50% a 60% da energia do país em 2050. Contra menos de 20% atualmente, ao mesmo tempo em que reduz a dependência da energia nuclear.