Patrocinado

Petrobras reajusta preços e projeção de inflação é elevada. O reajuste nos preços no atacado pela Petrobras (PETR3;PETR4) anunciado nesta terça-feira (15), de 16,3% para a gasolina e de 25,8% para o diesel, mexeram com as projeções de inflação para os próximos dois meses e para o IPCA fechado de 2023.

Os analistas já veem a inflação ultrapassando o patamar de 5% no final do ano. No Boletim Focus divulgado ontem pelo Banco Central, a mediana das projeções está estacionada em 4,84% há duas semanas.

MAIS: Na Argentina agro apoia conservadores e pede livre mercado nas primárias eleitorais

Nos cálculos da XP Investimentos, por exemplo, o impacto na taxa de inflação mensal será de 11 pontos-base no indicador de agosto e de 35 pontos-base em setembro. Como as altas projetadas dos combustíveis eram menores, a estimativa agora é que o IPCA de agosto fique em 0,25% (ante os 0,15% anteriores) e o de setembro alcance 0,59% (ante 0,26%).

VEJA: Articulação de Lula culmina na suspensão de agente da PF que fez sua condução coercitiva

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

“Tínhamos 6% de reajuste adicional em gasolina para distribuidoras até o fim do ano. Logo, como veio 16%, isso deixa cerca de 30 bps de viés de alta para nossa projeção de 4,6% para IPCA total de 2023”, comenta a XP.

SAIBA: Mesmo com lucro resultado financeiro da Raízen pesa

O presidente Lula, vem se utilizando da mesma artimanha de mandatos anteriores do PT, em que se faz o controle artificial da inflação com base em controle de preço dos combustíveis. Desta forma, prejudica o desempenho da empresa para criar um resultado artificial na economia que não pode ser mantido.

MAIS: Outro líder político é assassinado no Equador

Com os reajustes, a projeção da inflação anual da Ativa subiu de 4,8% para 5,1%. Para o IPCA de agosto especificamente saltou de 0,08% para 0,23%. Já a previsão para a inflação de setembro passou de 0,26% para 0,41%.

A Ativa ainda comentou que consideramos a aplicação do reajuste como positiva para as ações da Petrobras, uma vez que afasta rumores sobre a prevalência de decisões políticas sobre assuntos estratégicos da companhia.

LEIA: Itaúsa tem alta no lucro de 14,5% no 2T23

Alexandre Espirito santo, economista-chefe da Órama Investimentos, também reviu para cima as projeções. “Estimamos que o efeito no IPCA seja dividido entre o mês de agosto (+13 bps), que passa a 0,36%, e de setembro (+25 bps), que vai a 0,57%, levando a projeção de 2023 para 5,1% (+38 bps), de 4,8% anteriormente.“

SAIBA: Governador de Roraima é cassado pelo TRE-RR

Para o JP Morgan, o aumento maior do que o esperado impulsionou a estimativa para o IPCA de agosto, de 0,12% para 0,19%. A projeção de setembro, por sua vez, subiu de 0,25% para 0,36%.

“Apesar disso, como fizemos alguns ajustes nas projeções de inflação do 4º trimestre sobre passagens aéreas e preços de alimentos mais baixos, mantemos nossa projeção de IPCA para o final do ano de 4,8%”, comenta o banco de investimentos em relatório.

“Vínhamos sinalizando que, desde o anúncio da nova política de preços o desconto à paridade havia aumentado de uma média de 1% para mais de 10%, atingindo máximos históricos. Após os ajustes, estimamos que o desconto para a paridade de importação deve ser de aproximadamente 9% no diesel e de 15% na gasolina.”

AINDA: Barroso afirma que sua gestão a frente do STF será pelo debate sobre drogas e aborto