Patrocinado

O presidente Lula (PT) decidiu não retornar a Brasília nesta quarta-feira (3), como estava inicialmente previsto, prorrogando a sua folga de fim de ano na base militar Restinga da Marambaia (RJ).

LEIA: Lula libera aumento de hospedagens em mais de 40% para ministros

Lula não deve ter compromissos oficiais no Palácio do Planalto até o fim desta semana.

Lula embarcou para o Rio de Janeiro na manhã de terça-feira (26), para a sua folga de fim de ano. O presidente passou as festividades do Réveillon na Restinga da Marambaia (RJ), uma ilha localizada em área militar controlada pelas Forças Armadas.

LEIA: Agência de rating S&P alerta sobre risco de governo Lula não cortar gastos

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Lindberg Faria tem condenação por improbidade confirmada e perde direitos políticos

Na virada do ano, a primeira-dama Janja publicou uma foto ao lado de Lula.
A Presidência da República inicialmente não confirmou o destino do presidente e tampouco informou oficialmente quando ele retornaria. No entanto, interlocutores do Planalto afirmavam que o retorno aconteceria nesta quarta-feira.

Nesta semana, Lula não deve ter agenda no Palácio do Planalto. Na última reunião ministerial, na semana anterior ao Natal, o mandatário já havia informado que estaria de recesso até o fim da primeira semana de janeiro.

VEJA: Governo Lula termina primeiro ano sem cumprir promessa que liberaria quase 14 milhões de contribuintes do pagamento de IR

Ao retornar, o presidente deve decidir quem será o novo ministro da Justiça, em substituição a Flávio Dino, que foi indicado para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). No início da próxima semana, também acontecerá um evento fechado com participação controlada para lembrar o que petistas chamam de “atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado”.

MAIS: Brasil até novembro teve queda de quase 36% nos investimentos diretos

A Restinga da Marambaia, onde Lula e Janja passam o recesso, possui uma extensão de aproximadamente 42 km, separada do continente pelo Canal do Bacalhau, em Barra de Guaratiba, também no Rio.

A vegetação local reúne uma das últimas reservas de mata atlântica do Sudeste brasileiro, grandes áreas de restinga (incluindo praias e dunas) e manguezais, como ecossistemas associados. Lula e Janja sempre buscam lugares isolados e participam apenas de eventos com partcipação controlada no Brasil, não se misturam de forma alguma com o povo.

SAIBA: Lula aprova LDO 2024 com veto para saúde, educação e combate à fome