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Lula quer recriar investimento na indústria naval. Política já deixou bilhões em prejuízo

STJ Reduz Pena de Lula no Caso Triplex

Lula quer recriar investimento na indústria naval. Política já deixou bilhões em prejuízo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva PT defendeu no início deste mês a retomada de investimentos públicos e privados na indústria naval e cadeia de óleo e gás. É uma política de incentivos e subsídios que fez parte do seu segundo mandato e do governo de Dilma Rousseff, mas que deixou uma herança de prejuízos públicos e privados sem resultados concretos e perenes.

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“Na indústria naval, eu não acredito particularmente. Eu já paguei minha conta. Cada geração de empresários paga sua conta da indústria naval Brasileira. Vai ficar para a próxima. A minha geração já pagou esta conta”, disse o sócio sênior e presidente do conselho do BTG Pactual (BPAC11), André Esteves, no evento CEO Conference, na última terça-feira, 14, ao ser questionado sobre o tema.

Esteves fez referência ao investimento do BTG e de outros bancos privados, como Bradesco (BBDC) e Santander (SANB11) como sócios da Sete Brasil, a empresa criada em 2010 para atender ao aumento da demanda para a exploração do pré sal, então, recentes coberto.

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Os maiores fundos de pensão de estatais do país estavam também entre os principais investidores. Além dos bancos, a própria Petrobras (PETR3;PETR4), era sócia da Sete Brasil, o que, em tese, transferia parte do risco do negócio de sondas, equipamentos caros e complexos para petroleira e garantia que haveria demanda e expertise de um player relevante da indústria mundial.

Após vencer em 2012 uma licitação da Petrobras para afretamento e operação de 21 navios sondas, chegando a 28 encomendas no total.

A Sete Brasil tinha caminho aberto para ganhar escala e se tornar uma líder mundial na indústria naval em tamanho. Os contratos em carteira somavam cerca de 37 bilhões de dólares em valores atuais, cerca de 390 bilhões de reais.

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A empresa contratou estaleiros locais para a produção. Da encomenda e contava também com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o banco estatal chegou a aprovar desembolso de 8,8 bilhões de reais em crédito para financiar os projetos. Os acionistas investiram inicialmente mais de 8 bilhões de reais para tirar o projeto do papel, esperando linhas de crédito de longo prazo para sustentar a produção.

O naufrágio da Sete Brasil e do plano de reviver a indústria naval teve origem na euforia que se seguiu a descoberta do pré sal, com o então presidente Lula e a ministra da casa civil, Dilma Rousseff. A exploração do pré sal demandava equipamentos sofisticados para viabilizar a exploração a Sete Brasil teria capacidade de atender as então novas exigências da agência nacional do petróleo e gás natural e biocombustíveis a ANP, de 60% de conteúdo local da indústria para participação em leilões do pré sal, sob pena de multas em caso de não cumprimento. O objetivo era estimular a indústria nacional.

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Porém, os planos não saíram conforme o esperado. O principal obstáculo foi o início da operação Lava Jato pela justiça, com investigações do que se revelou um dos maiores esquemas de corrupção da história do país, envolvendo contratos da Petrobras com a própria Sete Brasil. Isso atrasou e inviabilizou a liberação de recursos do BNDES previstos em contrato de financiamento de longo prazo da Sete Brasil. Adicionalmente, o preço do barril de petróleo despencou.

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No mercado doméstico, a crise econômica se aprofundou a tal ponto que a companhia acabou pedindo recuperação judicial em 2016. Portanto. O que Lula mencionou que quer novamente retomar faz parte do que já foi constatado no escândalo da Lava jato pelo qual ele foi julgado e condenado.

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