Patrocinado

Lula se reúne com Lira para negociação de apoio na Câmara e indicação de Ministérios. O presidente Lula recebe o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na tarde desta sexta-feira (16/6) no Palácio da Alvorada, em Brasília.

O encontro acontece em meio às cobranças do grupo do presidente da Câmara por mudanças em ministérios de Lula, entre eles, o do Turismo e o da Saúde.

LEIA TAMBÉM: ITAÚ E SANTANDER ENTRAM NA LISTA DA CPI DA AMERICANAS

Na pauta do encontro entre os dois líderes, estiveram temas como a reforma tributária, o projeto de lei que institui o voto de qualidade nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) a favor da União e também o envio de medidas provisórias pelo Executivo ao Congresso.

LEIA: Desoneração da folha de pagamento e estendida até 2027. PT votou contra

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

Na próxima semana, Lula viajará para o Vaticano e para Paris. Já Lira deve embarcar no final da próxima semana para um fórum jurídico em Lisboa.

A reunião desta sexta será a segunda entre Lula e Lira em junho. O último encontro ocorreu em 5 de junho, após a dificuldade enfrentada pelo governo para aprovar a medida provisória da reestruturação ministerial. A mesma que nos dias seguintes trouxeram o nome de Lira as manchetes na internet.

SAIBA: QUADRILHÃO DO PT TEM VOTO DE FACHIN FAVORÁVEL A GLEISI. VOTAÇÃO SEGUE NA PRÓXIMA SEMANA

Pelo Twitter, Arthur Lira afirmou que a ida à sede do Poder Executivo ocorreu a convite de Lula. Nesta sexta-feira, o presidente da República cumpriria agenda em Goiás, mas houve uma mudança de planos por causa do mau tempo, segundo divulgado por Lula. Contudo, fontes próximas afirmam que é devido a necessidade de angariar apoio para as votações por vir.

Já a volta do voto de desempate favorável à União nos julgamentos do Carf, que havia sido abolido no governo de Jair Bolsonaro (PL), faz parte do pacote econômico anunciado em janeiro pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para ajudar a reduzir o rombo nas contas públicas, mas tem enfrentado resistência no Congresso.

SAIBA: CONTAS PÚBLICAS SE DETERIORAM NOS PRIMEIROS MESES DO GOVERNO LULA

Em abril, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou à imprensa que o tema seria tratado por meio de projeto de lei de urgência constitucional para garantir celeridade na tramitação.

No entanto, dois meses depois, o cenário permanece sem definição favorável ao governo. O relator do projeto na Câmara dos Deputados é o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS).

Mais cedo nesta sexta, o presidente da Câmara recebeu na residência oficial o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.

Um dia antes, Lira havia recebido o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na conversa, o deputado pediu que o governo entregue o Ministério da Saúde a um consórcio de siglas do Centrão.