Lula usou índios para propaganda e mortes continuam, afirma revista americana

ONG que denunciou escândalo Yanomami tem vinculo com PT e desviou R$ 33 milhões
Patrocinado

A relação dos indígenas e ambientalistas com o retorno de Lula ao poder foi pauta na revista semanal Newsweek, nos Estados Unidos, com uma crítica pontual escrita pelo jornalista brasileiro, radicado na Bélgica, Raphael Tsavkko Garcia.

SAIBA: Governo envia toneladas de alimento para ditadura Cubana. Brasil tem 21 milhões sem comer diariamente

No texto, Garcia explica ao leitor que a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, deu continuidade e aprofundou projetos econômicos do governo anterior que ameaçavam o meio ambiente, como a construção da hidrelétrica de Belo Monte, considerada ilegal pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqu

SAIBA: Escola de samba suspeita de envolvimento com PCC captou R$ 2,1 milhões com Lei Rouanet

Segundo o jornalista, o governo de Dilma Rousseff manteve políticas que privilegiavam interesses econômicos em detrimento dos direitos ambientais e indígenas.

Outro assunto que mostra que o governo petista não tem ligação com o meio ambiente como seus apoiadores pensam, é enquanto a nomeação da ambientalista Marina Silva como ministra do Meio Ambiente animou os apoiadores da causa climática; no entanto, a criação do Ministério dos Povos Indígenas não gerou o impacto esperado.

– O governo de Lula prometeu priorizar os direitos indígenas, proteger o meio ambiente e cumprir os seus compromissos com tratados e acordos internacionais, mas até agora não o fez. Apesar de ser membro do gabinete de Lula, a ministra Guajajara expressou frustração pela falta de financiamento e compromisso do governo com o seu ministério – escreveu o jornalista ao citar que a crise do povo Yanomami continua.

MAIS: Mortes de yanomamis saltam em 50% no primeiro ano do governo Lula

Garcia, então, dá sua opinião sobre o tema, dizendo que o presidente Lula usa os indígenas na campanha política, mas não luta por eles.

– Resta pouca esperança para o terceiro mandato de Lula. Mais uma vez, os indígenas do Brasil foram usados como ferramenta de propaganda e promessas de campanha vazias, sem qualquer mudança real. Após a sua reeleição, os gestos de Lula para com esta população parecem ter sido meramente cosméticos, uma forma de apaziguar as críticas, enquanto no mundo real os indígenas continuam a ser perseguidos e mortos nas suas terras de origem – escreveu.